O Projeto TERRITÓRIOS DE CULTURA é um projeto da Secretaria de Cultura de Santo André de oferta de oficinas culturais gratuitas e tem como pilar principal a descentralização das ações de formação cultural e/ou artística articulando-se sobre a base territorial do município.
Iniciou suas atividades em 2017, mas nasce do desdobramento do projeto OFICINAS EMIACIDADE, que permaneceu ativo de 2005 até 2016.
O TERRITÓRIOS DE CULTURA se propõe a articular ações de sensibilização e incentivo cultural e/ou artístico a partir de um conceito ampliado do fazer cultural, dentro de uma perspectiva contemporânea e compondo uma política cultural que incluiu também as ESCOLAS LIVRES e a EMIA.
O olhar da Secretaria de Cultura na distribuição das oficinas leva em conta as demandas nos TERRITÓRIOS CULTURAIS, mas também deixa espaço para novas linguagens e formatos.
As oficinas são ministradas por ORIENTADORES CULTURAIS que vivenciam o fazer cultural. O nome orientador cultural foi adotado para designar o profissional que atua diretamente com a população, com isso, buscamos reforçar essa característica mais ampla de atuação e do fazer cultural: um orientador que conecte processos criativos e atue como agente cultural, estabelecendo-se como mediador entre os participantes, o espaço e o TERRITÓRIO.
Em 2025 o TERRITÓRIOS DE CULTURA conta com 20 ORIENTADORES CULTURAIS em 32 OFICINAS de 15 linguagens artísticas (história em quadrinhos, dança contemporânea, dança do ventre, teatro adolescente, teatro adultos e para a terceira idade, perna de pau, maracatu, percussão, viola caipira, capoeira, canto, macremê, aquarela, street dance e violão), com um total de 680 vagas.
São atendidos 17 BAIRROS (Vila Sá, Jardim Ana Maria, Parque das Nações, Jardim Santo Alberto, Vila Palmares, Jardim, Jardim Bela Vista, Jaçatuba, Parque Erasmo Assunção, Vila Floresta, Centro, Vila Linda, Vila Humaitá, Jardim Irene, Cata Preta, Parque Andreense, Paranapiacaba).
Clique nos bairros abaixo para maiores informações sobre cada oficina.