Fundo de Cultura
Acervo do Fundo Municipal de Cultura de Santo André
A recuperação do histórico de financiamentos concedidos pelo Fundo Municipal de Cultura aos artistas e produtores culturais de Santo André foi iniciada em 2005 pela Gerência de Projetos Especiais, Planejamento e Informações Culturais (GPEPIC).
Inicialmente, a pesquisa foi realizada entre os anos de 2008 e 2009 a partir da necessidade de se mapear a produção artístico-cultural financiada pelo Fundo Municipal de Cultura desde o ano de 1990.
Hoje, com quase 30 anos em funcionamento, o Fundo é um mecanismo de financiamento direto que acumula mais de 150 projetos culturais financiados. A grande maioria dos projetos é composta por produtos culturais físicos (bens culturais materiais como livros, CDs, publicações diversas) e outra parte composta por projetos executados em campo (como cursos, oficinas, circulação de espetáculos). Ou seja, o acervo do Fundo é composto por obras que são perenes e por obras que só existem na lembrança de quem as fruiu.
Do panorama que se apresenta, nem tudo o que foi levantado está digitalizado para ser disponibilizado neste portal no momento por questões de formato do produto cultural original; mas principalmente as publicações podem ser encontradas e consultadas ou na Biblioteca Central Nair Lacerda ou na Biblioteca do Museu de Santo André.
Saiba mais sobre o Fundo de Cultura de Santo André AQUI.