Apresentação do Programa
Empresas de países desenvolvidos, como França, Japão, EUA, Portugal e Alemanha, praticam desde a segunda metade do século passado o chamado Turismo Industrial. O termo refere-se ao ato dos empreendedores abrirem suas instalações para grupos de pessoas interessadas em conhecer a estrutura das unidades produtivas, a forma de produção e a tecnologia empregada.
As visitas são sistematizadas através de um roteiro específico, com dias e horários agendados. Os empresários criam espaços onde os turistas podem circular dentro das unidades, conhecendo o processo produtivo, sem afetar a produção ou, até mesmo, machucar-se. Há um ou mais guias, que além de mostrarem as instalações das empresas, contam a história dos empreendimentos, abordando o início e a situação do momento.
Para empresas que têm muito tempo de atuação, uma das ações que a valorizam o roteiro interno é a criação de um pequeno museu. O local deve guardar, por exemplo, imagens de pessoas, como as de seus fundadores e até equipamentos antigos de produção. Assim, os visitantes percebem a evolução da empresa e visualizam o crescimento do negócio, o que posiciona o empreendimento como uma organização de sucesso.