Turismo Industrial e de Inovação

Santo André oferece aos seus visitantes uma opção diferenciada de atrativos turísticos, onde o foco é conhecer processos produtivos, de gestão e bens industriais. A proposta é ampliar as possibilidades de interlocução entre as instituições de ensino – principalmente ensino superior – e as empresas instaladas na cidade. Além de técnicas, as visitas podem ser de lazer como é o caso do beer tour na Cervejaria Madalena. 

Hoje o programa está em crescimento, a cidade conta com 07 (sete) empresas parceiras abertas a visitação e 02 (duas) instituições que apoiam a divulgação.

Informações:

Gerência de Polos e Vocações Turísticas

Tel:(11) 4433-0198 | 0752

E-mail: turismo@santoandre.sp.gov.br

Importante: as visitas às empresas parceiras estão temporariamente suspensas em função da pandemia do Covid-19.

Apenas as visitas ao Aterro Sanitário de Santo André retornaram. Para fazer inscrição basta acessar o link dentro da página do Aterro abaixo.

Aterro Sanitário de Santo André 

O Aterro Municipal de Santo André é hoje um complexo de tratamento e destinação final de resíduos sólidos produzidos no município. Não é só aterro de lixo e muito menos lixão. Trata-se de uma área destinada a receber os resíduos sólidos produzidos em Santo André e dar o destino ambientalmente correto a estes materiais coletados.

MMP Materiais Pedagógicos 

A MMP surgiu em 1995, a partir da necessidade de colocar nas mãos de professores e instituições de ensino, materiais pedagógicos que dão um suporte todo especial e ajude na difícil tarefa de conduzir seus alunos na construção do seu conhecimento matemático.

Rhodia Solvay Group

A Unidade Têxtil de Santo André abriga a Fábrica de negócios Fibras e tem quase noventa anos de existência, iniciando as atividades no setor têxtil em 1929, quando começou a produção de fios artificiais de acetato de celulose, a chamada seda artificial, para aplicações têxteis.

Braskem 

A Braskem é hoje, a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas e de polipropileno nos Estados Unidos. Sua produção é focada nas resinas polietileno (PE), polipropileno (PP) e policloreto de vinila (PVC), e insumos químicos básicos. 

Unipar 

A UNIPAR foi criada em 1969, é uma empresa de origem brasileira de capital privado e possui forte atuação nas áreas química e petroquímica.

SENAI 

Em 1947, quando Santo André já era o terceiro maior centro industrial do país, superado apenas por São Paulo e Rio de Janeiro (antigo Distrito Federal), foram iniciadas as obras de construção da Escola SENAI de Santo André.

Cervejaria Madalena

Fundada em 2012, a Cervejaria Premium Paulista tem em seus alicerces o respeito ao tempo e ao processo de fabricação de suas cervejas. Madalena é a diferença entre fabricar uma cerveja artesanal e a amplitude de um processo desenvolvido exclusivamente para garantir sabor único.

Instituições parceiras na divulgação do Programa

ACISA – Associação Comercial e Industrial de Santo André 

A Associação Comercial e Industrial de Santo André – ACISA foi fundada em 13 de fevereiro de 1938, em reunião na sede do E.C. Corinthians de São Bernardo. Transformou-se em Santo André, quando o município trocou de nome e de sede. 

ITESCS – Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul

É uma iniciativa de empresários de TI de SCS, que se reúnem e realizam prospecção em Pesquisa e Desenvolv., Automação, MKT, com o objetivo de alavancar negócios, aumentar receitas municipais e gerar trabalho e renda para seus cidadãos.

Apresentação do Programa

Empresas de países desenvolvidos, como França, Japão, EUA, Portugal e Alemanha, praticam desde a segunda metade do século passado o chamado Turismo Industrial. O termo refere-se ao ato dos empreendedores abrirem suas instalações para grupos de pessoas interessadas em conhecer a estrutura das unidades produtivas, a forma de produção e a tecnologia empregada.

As visitas são sistematizadas através de um roteiro específico, com dias e horários agendados. Os empresários criam espaços onde os turistas podem circular dentro das unidades, conhecendo o processo produtivo, sem afetar a produção ou, até mesmo, machucar-se. Há um ou mais guias, que além de mostrarem as instalações das empresas, contam a história dos empreendimentos, abordando o início e a situação do momento.

Para empresas que têm muito tempo de atuação, uma das ações que a valorizam o roteiro interno é a criação de um pequeno museu. O local deve guardar, por exemplo, imagens de pessoas, como as de seus fundadores e até equipamentos antigos de produção. Assim, os visitantes percebem a evolução da empresa e visualizam o crescimento do negócio, o que posiciona o empreendimento como uma organização de sucesso.

Empreendedor: confira o Edital e faça parte desta ação

EnglishPortugueseSpanish