Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba

O Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba é uma Unidade de Conservação (UC) Municipal, de proteção integral, com uma área total de 400 hectáres e conserva uma importante remanescente de Mata Atlântica no entorno da histórica vila inglesa de Paranapiacaba, no município de Santo André, Estado de São Paulo.

Atualmente o Parque possui 10 anos de história. Criado pelo decreto Municipal nº 14.937 de 05 de Junho de 2003, o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba tem como objetivo proteger a paisagem natural, destacando os contrafortes da Serra do Mar, as nascentes formadoras do Rio Grande, além de contribuir com a valorização do patrimônio histórico nacional “Vila de Paranapiacaba.”

A Unidade de Conservação localiza-se ao redor de mais duas UCs, a Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba e o Parque Estadual da Serra do Mar, contribuindo na formação de um extenso corredor ecológico voltado a preservação e sustentabilidade da Mata Atlântica, integrante à área tombada como Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Pela proximidade da Serra do Mar, por seu clima, com a neblina típica, e pelas sua belezas naturais, o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba possui potencial para atividades voltadas para o uso público, como esportes na natureza, caminhadas em trilhas, estudo de meio, interpretação, recreação e educação ambiental.

Atualmente o parque possui cinco trilhas abertas a visitação: Trilha das Hortências, Trilha dos Gravatás, Trilha da Pontinha, Trilha do Mirante e Trilha da Comunidade, e dois Núcleos de Interpretação Ambiental: Olho D’Água e Tanque do Gustavo.

Rua Direita, 371 – Parte Baixa (Centro de Visitantes do Parque)

Horário de Funcionamento:
De 3ª. à 6ª.- feira, das 8:30 às 15:30.
Sáb. Dom. e feriados, das 8:00 às 16:45.

Entrada somente com monitor
Ingressos preço médio: R$20,00 | Info: (11) 4439-0321