Pátio Ferroviário

No Pátio Ferroviário encontram-se os principais ícones da Vila de Paranapiacaba, o Relógio da Estação, a Ponte que liga a Parte Alta com a Parte Baixa e o Locobreque.

Relógio da Estação

A torre de relógio foi erguida em meados de 1898 e tem como destaque o relógio da marca Johnny Walker, de Londres. Suas badaladas regulavam os horários dos trens e a entrada e saída dos funcionários da ferrovia. Trata-se do único monumento que restou após o incêndio da estação de trem de Paranapiacaba. A construção foi restaurada em 2018.

A Ponte

Também chamada de passarela, é uma estrutura de madeira e metal construída em 1899 sobre o corredor ferroviário de Paranapiacaba. A passarela tem cerca de 170 metros de extensão, entre a parte plana e os dois trechos em rampa que dão acesso ao Largo dos Padeiros e ao Museu Funicular.

Locobreque

Tinha a função de frear a composição na descida da serra e simultaneamente empurrava outra composição que subia. O cabo entre as duas máquinas passava por uma grande roda volante, chamada de “máquina-fixa” que ficava em cada um dos cinco patamares. De nome inglês original, loco-brake, a máquina funcionava pela queima de carvão ou madeira numa fornalha, abastecida pelo foguista, que trabalhava ao lado do maquinista.

Quando subia a Serra do Mar, empurrava os vagões que ficavam na frente da máquina. Quando descia, segurava os vagões que ficavam atrás da máquina. Como o trem não tinha marcha-ré, havia um sistema chamado popularmente de “viradouro”, através do qual os funcionários invertiam o sentido da locomotiva.

Endereço:

📍 Pátio Ferroviário, s/nº. – Acesso pela Ponte

Não há acesso à plataforma do Relógio, por estar em área de operação dos trens da MRS.

📍 Locobreque: Rua Schnnor, s/nº. – Parte Baixa

Proibido subir na máquina

Informações:
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