Criado para promover o desenvolvimento econômico e social de Santo André e região, o Parque Tecnológico foi inaugurado em dezembro de 2019. Seu propósito é promover a inovação e competitividade das empresas por intermédio da integração dos atores que integram o ecossistema de inovação local.

O Parque Tecnológico de Santo André é uma rede com governança estabelecida envolvendo o governo da cidade, entidades representativas da sociedade e universidades, faculdades, escolas técnicas e centros de pesquisa. Juntos, atuam em rede para o desenvolvimento tecnológico, promoção da inovação e da competitividade na região. A partir do Parque Tecnológico e sua rede, as empresas e a sociedade em geral conseguem acessar uma ampla infraestrutura e serviços estabelecidos e em constante evolução para o desenvolvimento de iniciativas que promovam a inovação e a competitividade.

A região conta com polos tecnológicos e arranjos produtivos importantes. São destaques o polos Químico e Petroquímico, Automotivo, Cosmético, o APL de ferramentaria e metal mecânico, o APL Têxtil, o Polo de Tecnologia de Informação e Comunicação, além de uma forte presença de startups e empresas de tecnologia representados pelo ABC Valley.

O Parque Tecnológico de Santo André é tratado, pela atual administração, não somente como um projeto específico, mas sim como uma política pública central para o desenvolvimento econômico de Santo André.

Além do objetivo de atração de investimentos e de novas empresas para o município, o Parque Tecnológico de Santo André também tem como grande missão ampliar o suporte ao desenvolvimento tecnológico das empresas da cidade, para que aumentem seus níveis de competitividade e com isto possam fortalecer seu posicionamento no mercado local, nacional e mundial, conforme seus objetivos estratégicos.


CREDENCIAMENTO NO SISTEMA PAULISTA DE PARQUES TECNOLÓGICOS

Credenciamento provisório: março de 2010.

Credenciamento definitivo: fevereiro de 2016.

LANÇAMENTO DO PORTAL DO PARQUE TECNOLÓGICO E DO BUREAU DE SERVIÇOS:

Lançamento: dezembro de 2019