Bureau de Competitividade – Consultoria em Engenharia de Produção para MPEs e indústrias

OFERTANTE: Instituto Mauá de Tecnologia – IMT

(i) Nome do serviço: Birô de Competitividade – Consultoria técnica especializada em engenharia de produção para micro e pequenas empresas e indústrias

(ii) Descrição do serviço: Descrição:

• Planejamento, Programação e Controle da Produção. Desenvolvimento e implantação de sistemas e controles simples e básicos para o planejamento, programação e controle da produção, tais como, modelos simples de previsão da demanda dos clientes e do mercado, criação da ordem de produção, organização dos apontamentos produtivos nas máquinas e equipamentos, controles de estoques de matérias primas e de produtos em processamento, programação de entrega dos produtos aos clientes.
  • Arranjo Físico da Fábrica. Organização física e racionalizada das máquinas, equipamentos e instalações da produção, mediante critérios e metodologias consagradas da engenharia de produção. Aplicação de um roteiro de verificação simplificado, tipo Check List, para identificação e conferência dos fatores prioritários da organização física da fábrica. Apoio na implantação do Programa 5S Housekeeping e no Gerenciamento Visual dos setores produtivos da fábrica.
  • Almoxarifado e Estoques Apoio na classificação e controle dos materiais utilizados na fábrica, utilizando a Curva ABC e estabelecimento de formas para os estoques econômicos e da reposição dos materiais, com a redução dos custos de armazenagem. Estabelecimento de formas racionais de organização física do almoxarifado e da logística interna da movimentação e uso dos materiais da produção.
  • Manutenção Industrial. Visando garantir a disponibilidade e confiabilidade das máquinas, equipamentos e instalações são desenvolvidas e implantadas a Manutenção Autônoma, realizada pelos operadores integrada com a Manutenção Preventiva executada por equipe própria ou terceiros. São desenvolvidas técnicas práticas para organização da Manutenção Corretiva Programada, evitando paradas indevidas e custos de perda da produção e não atendimento aos clientes no prazo.
  • Treinamentos Técnicos e Gerenciais. O Birô de Competitividade, por intermédio de sua equipe de “profissionais professores”, oferece treinamentos técnicos presenciais e à distância de curta duração e de formação de gestores de fábricas. Os temas envolvem as questões de produção, manutenção e suprimentos em suas diversas modalidades tecnológicas e dos segmentos industriais das micros e pequenas indústrias.

(iii) custos: Conforme demanda e pré-ánalise na empresa.

(iv) prazo de execução: 04 a 06 meses

(v) tempo de espera para início da prestação: imediato

(vi) pré-requisitos do interessado: não se aplica.

(vii) Outras informações que possam ser úteis para orientação ao usuário: n/h

(viii) Fluxo de comunicação entre as partes:

1. O Bureau de Serviços encaminhará à Mauá as informações do interessado.
  2. A Mauá receberá a demanda e analisará a viabilidade e pertinência da proposta. Realizará uma Agenda/reunião com a empresa para realização do diagnóstico, cujo resultado será a proposição de solução educacional.
  3. A Mauá emite proposta de atendimento e envia à empresa para aprovação
  4. EMPRESA Analisa a proposta, dando ou não aceite.
  5. Em caso de aceite, a Mauá realiza o contrato.
  6. Ao final do processo, a Mauá comunica o Bureau de Serviços em relação aos serviços prestados.