Pular para o conteúdo

Consultoria Estratégica de Negócios – CEN

OFERTANTE: STRONG Business School


Nome do serviço: CONSULTORIA ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

(ii) Descrição do serviço:A Consultoria Estratégica de Negócios (CEN), considerada um projeto integrador, é uma disciplina ministrada no último ano do curso de Administração, tem por objetivo induzir um contato direto do aluno com as empresas, e principalmente estabelecer uma conexão entre os conceitos acadêmicos já estudados e o real mundo corporativo. Trabalha-se na disciplina uma importante ação para o desenvolvimento acadêmico e profissional – Aprender Fazendo (Learning by Doing). O trabalho consiste em os alunos realizarem uma Consultoria Empresarial numa empresa real no semestre letivo, sem custo para a empresa. No entanto, a STRONG ESAGS solicita duas ações para as empresas participantes. A primeira refere-se a Ação Solidária STRONG ESAGS. Solicita para as empresas a doação de dez quilos de alimentos a serem doados para uma entidade assistencial de Santo André, a ser definida durante o semestre letivo. A entrega é realizada no último dia de aula da disciplina. A segunda ação consiste na utilização da plataforma do Centro de Carreiras STRONG ESAGS, a qual apresenta um banco de dados dos nossos alunos referentes a atuação profissional atual, tanto para relacionamento da instituição de ensino como para as empresas. As empresas parceiras têm acesso aos dados do perfil dos alunos de forma ranqueada incluindo as competências comportamentais, competências técnicas e rendimento acadêmico do aluno. Em síntese, a plataforma tem por objetivo oferecer eficiência no processo de recrutamento e seleção de talentos universitários.

O projeto tem início com a formação de uma equipe de trabalho e definição de uma empresa convidada onde será realizada a consultoria. A empresa apresenta para a equipe uma situação real referente a problemas/fragilidades/melhorias denominados desafios que impactam no resultado operacional. A partir desta situação apresentada a equipe direcionada para a empresa inicia um processo de entendimento/análise/diagnóstico/entrega de soluções para os desafios, com a utilização/aplicação de conceitos/metodologias acadêmicos e ferramentas de gestão/gerenciamento.

A disciplina apresenta uma importante modelagem que a diferencia do modelo tradicional. Consiste na aprendizagem fundamentada na resolução real de problemas evidenciados no mundo corporativo. Os trabalhos acontecem tanto no ambiente de sala de aula como na empresa que recebe a consultoria. A equipe atua em sintonia direta com os empresários/gestores, realizando reuniões/visitas na empresa conforme necessidade.

A consultoria oferece aos alunos a oportunidade de vivenciar o real mundo corporativo na efetiva condução de melhorias operacional nas empresas trabalhadas. Quanto as empresas, recebem uma equipe formada por alunos preparados para trabalhar e entregar soluções para os desafios apresentados, bem como apresentar e recomendar a utilização e implementação de metodologias e ferramentas de gerenciamento.

O trabalho encerra-se no final do semestre letivo. O resultado da Consultoria Estratégica de Negócios consiste na elaboração e disponibilização para a empresa de um relatório final denominado Book of Analysis and Recommendations. O relatório apresenta a análise dos desafios apresentados pela empresa, acompanhado dos respectivos diagnósticos e recomendações, incluindo o direcionamento para a empresa das Iniciativas de Melhoria Operacional (IMO) com os respectivos Planos de Ação para implementação das soluções identificadas. O trabalho compreende também, apresentação oral de cada equipe no final do semestre letivo nas instalações da STRONG ESAGS para uma banca examinadora com a participação dos empresários/gestores.

 

(iii) custos: A Consultoria Estratégica de Negócios (CEN) não tem qualquer custo para as empresas. No entanto, solicitamos para as empresas duas ações, já descritas acima no item (ii):

 – A primeira ação refere-se a Ação Solidária STRONG ESAGS. Solicita para as empresas a doação de dez quilos de alimentos a serem doados para uma entidade assistencial de Santo André, a ser definida durante o semestre letivo. A entrega é realizada no último dia de aula da disciplina.

 – A segunda ação consiste na utilização da plataforma do Centro de Carreiras STRONG ESAGS, a qual apresenta um banco de dados dos nossos alunos referentes a atuação profissional atual

(iv) prazo de execução:Duração de um semestre, realizada dentro do semestre letivo

(v) tempo de espera para início da prestação: A captação de empresas é realizada durante o semestre letivo, sendo o início da consultoria para o próximo semestre letivo, respeitando a ordem de solicitação.

(vi) pré-requisitos do interessado: Empresas do segmento de manufatura e serviços localizadas no Grande ABC.

(vii) Outras informações que possam ser úteis para orientação ao usuário: A consultoria possui em processo de trabalho estruturado para condução dos trabalhos. Antes de iniciar os trabalhos a equipe de trabalho e professor coordenador assinam um “Termo de Confidencialidade e Sigilo”, o qual estabelece que toda e qualquer informação disponibilizada pela empresa para os alunos fica restrita com a equipe de trabalho. As aulas são semanais com acompanhamento e monitoramento do professor coordenador.

 Objetivos específicos.

Alunos:

1. Desenvolver no aluno a capacidade de transformar conhecimentos acadêmicos em aplicações práticas nas empresas, propiciando resultados de crescimento tanto para aluno como a empresa.

2. Treinar, capacitar e alinhar os alunos com as competências profissionais exigidas pelas empresas, conhecidas também como diferencias no mercado de trabalho.

3. Propiciar ao aluno vivenciar o mundo corporativo real, e entender as necessidades da aplicação constante de inovação e criatividade para sobrevivência das empresas.

4.  Aprimorar a capacidade de trabalhar em equipe e visão referente à importância em realizar/praticar o gerenciamento, sendo uma das ferramentas o Masterplan, por meio da divisão e coordenação de atividades com os respectivos prazos. Trabalhar também a habilidade de negociação.

5.  Desenvolver os passos necessários para a realização de um estudo exploratório.

6.  Redigir um relatório operacional/estratégico de análise, diagnóstico e recomendações. Desenvolver a habilidade de elaborar relatório gerencial. Desenvolver e aprimorar a capacidade de análise e síntese.

7.  Desenvolver a capacidade de exposição diante de um público, colocando-se com desembaraço, objetividade, clareza e criatividade; com a utilização de recursos audiovisuais.

8. Desenvolver a pró-atividade, senso de responsabilidade e autonomia.

9. Em síntese, trabalhar as habilidades hard skills (técnicas) e soft skills (comportamentais).

Empresas:

1. Para as empresas a Consultoria oferece vantagens únicas, como por exemplo, ter uma equipe formada por alunos preparados para apresentar e recomendar a utilização e implementação de metodologias e ferramentas de gerenciamento.

2. O objetivo final da Consultoria consiste em recomendar ações de melhorias da performance operacional das empresas em estudo, direcionando assim para uma administração mais ágil – produtiva e competitiva, alinhada com a realidade do momento bem como oferecer visão de futuro.