Centro de Inteligência de Mercado – CIM

OFERTANTE: STRONG Business School

Nome do serviço: CENTRO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO

(ii) Descrição do serviço: O Centro de Inteligência de Mercado (CIM) Strong ESAGS é uma atividade de extensão universitária, que tem por objetivo elaborar indicadores setoriais, a fim de assessorar e subsidiar o mercado com informações nos processos de tomada de decisão.

(iii) custos: Nenhum custo é previsto para os trabalhos que tenham interesse público.

(iv) prazo de execução: Indeterminado.

(v) tempo de espera para início da prestação: Indeterminado.

(vi) pré-requisitos do interessado: não há.

(vii) Outras informações que possam ser úteis para orientação ao usuário:

As atividades do CIM iniciaram-se em julho de 2016. Durante o 2º semestre daquele ano, o CIM contou com a iniciativa de vários alunos, de ciclos diferentes, onde eles propuseram diversos tipos de indicadores, tais como, “Valor Médio do Frete do Contêiner”, “Movimentação de Passageiros de Cruzeiros Marítimos na município de Santos”, entre outros.

Em 2017, novos indicadores surgiram. No 1º semestre, alunos do 1º ciclo da Strong ESAGS propuseram estudos que pudessem prever a “Precificação Futura do Valor do Açúcar”, como também, fazer o “acompanhamento mensal da movimentação do café no Porto de Santos, em TEUs”.

No 2º Semestre de 2017, surgiram ainda mais dois indicadores. O primeiro trata da “Medição da Profundidade do Estuário do Porto com o Calado Operacional dos Navios” e o “Acompanhamento Sistemático de Tributos Retidos na BS, por produto importado”.

​Atualmente o CIM conta efetivamente com quatro indicadores e ainda tem desenvolvido estudos setoriais que podem ser acessados em nossa página. Além disso, no semestre 2020.1 foi lançado o PortAW – Observatório de Atividade Portuária.

Já, a metodologia aplicada para a formulação dos nossos indicadores segue várias etapas. Inicialmente, sob a orientação de professores e técnicos do setor estudado, são promovidas sessões de brainstorming. Após esta etapa e com a definição do indicador, ocorre a aproximação efetiva com os players do mercado. Essa aproximação é feita por meio de:

​Visitas técnicas – são realizadas por alunos e professores a empresas atuantes no mercado em estudo;

• Workshops – são realizados por profissionais do mercado na unidade do CIM, em Santos;
  • Mesas redondas – são organizadas pela coordenação do CIM, reunindo agente(s) do mercado, além de alunos, professores e consultores da área.

​Por fim, toda validação dos indicadores gerados pelo CIM acontece junto ao mercado. Isto é fundamental para a credibilidade e utilização de cada indicador gerado no âmbito do projeto.