Projeto Locomotiva interpreta temas de filmes de ficção nesta sexta

Santo André, 19 de outubro de 2022 – Nesta sexta-feira (21), o quinteto de músicos do Projeto Locomotiva vai conectar tecnologia, inovação e arte ao interpretar temas clássicos dos filmes e séries de ficção científica, às 18h, no saguão do Teatro Municipal de Santo André. A apresentação, gratuita, faz parte da programação de enceramento da Semana Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação, que teve início na segunda-feira (17), com palestras, exposição, encontro de startups e o Prêmio Inovação.

Fazem parte do repertório desta sexta, as músicas da icônica série Star Trek, que foi ao ar no final dos anos 60, bem como a trilha sonora dos filmes Senhor dos Anéis e Vingadores, entre outras. “A abertura de Star Trek anuncia as viagens da nave Enterprise para explorar novos mundos, pesquisar novas vidas e novas civilizações. E afinal, é para novos mundos que a ciência, a tecnologia, a inovação e a arte podem nos levar”, destaca o diretor técnico do Parque Tecnológico de Santo André, Marcos Godinho. Segundo o diretor, a partir desta edição, a arte passa a ser parte integrante da Semana de Inovação.

O Projeto Locomotiva surgiu em 2008 e, desde então, atua na inclusão sociocultural de crianças e adolescentes, pelo ensino e prática coletiva da música no contraturno escolar. Com aulas, apresentações, espetáculos e concertos, o Projeto Locomotiva fomenta a expressão e a criação artística e intelectual de estudantes em situação de vulnerabilidade com idade entre 7 e 17 anos, podendo inspirar carreiras na área musical, mas principalmente, mudando histórias de vida.

Prêmio Inovação – Durante os cinco dias de duração da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, estudantes de nove instituições de ensino estão participando de uma exposição no saguão do Teatro Municipal de Santo André. Centro Universitário FEI, Senai, Instituto Mauá de Tecnologia, Universidade São Judas, Fundação Santo André, Strong Business School, Etec Júlio de Mesquita, Senac e UFABC (Universidade Federal do ABC) apresentaram seus principais projetos de inovação e tecnologia.

O Prêmio Inovação vai certificar e premiar os projetos de maior destaque e as iniciativas bem-sucedidas nesta sexta-feira (21), às 19h, no Auditório Heleny Guariba, que tem entrada pelo saguão do Teatro Municipal.

A Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação é uma realização da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego e da Escola de Ouro Andreense, com o apoio do Instituto Avançado de Robótica (IAR) e da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André). Participam do evento a Faculdade Anhanguera, Etec Júlio de Mesquita, Fundação Santo André, Senac, Senai, Faculdade Strong Business School, Centro Universitário FEI, Instituto Mauá de Engenharia, Universidade São Judas, Sabina Escola Parque do Conhecimento, UFABC e Fapen (Faculdade Pentágono).

A programação detalhada da semana pode ser conferida no link: https://bit.ly/semanadeinovacao22

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Helber Aggio/PSA