Veículo movido a hidrogênio e serviço de café robotizado são destaques na Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação

Santo André, 13 de outubro de 2022 – A Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santo André tem início na próxima segunda (17), às 16h, quando os projetos na área de tecnologia dos alunos das instituições de ensino participantes começam a ser expostos para o público no saguão do Teatro Municipal. O protótipo de veículo de corrida elétrico movido a células de hidrogênio, desenvolvido pelos alunos da Universidade Federal do ABC, e a bancada de serviço de café com braço robótico do Instituto Mauá de Tecnologia, são apenas alguns exemplos.

A abertura oficial do evento acontece às 19h, no Auditório Heleny Guariba (entrada pelo saguão do Teatro Municipal), com a palestra do diretor executivo da TecMobile, o advogado Evandro Barros, sobre “Os desafios de empreender”. É necessário fazer inscrições antecipadas por meio do link: http://bit.ly/AberturaSemana22. A programação da Semana traz ainda palestras, encontro de startups, turismo industrial, apresentação temática do Projeto Locomotiva, com músicas de séries e filmes de ficção científica, e o Prêmio Inovação, que reconhece os melhores projetos participantes.

A programação segue na terça-feira (18) com a palestra online “Sabina: um espaço de letramento científico de crianças, adolescentes e adultos”, às 19h, e a palestra sobre “Inteligência Artificial”, no auditório da Faculdade Anhanguera, às 19h30. Na quarta-feira (19), às 9h, o tema da palestra é “IoT: A Internet das Coisas em Todas as Coisas”, que será realizada pela Fundação Santo André de forma online. Na mesma data, às 11h, uma palestra sobre “O aquecimento do mercado de tecnologia” acontece na unidade do Senac de Santo André.

“Empreendedorismo, Inovação e o Papel do Parque Tecnológico no município” é o tema da palestra da quinta-feira (20), que acontece às 11h, na Etec Júlio de Mesquita. A palestra “Digitalização do setor de Energia” será realizada na FEI, às 14h30.

Além disso, a Semana promove visitas de turismo industrial ao Aterro Sanitário de Santo André, na segunda e terça-feira (17 e 18) e o encontro de startups, na quinta-feira (20), na UFABC (Universidade Federal do ABC). Confirmaram presença as startups NAIAD, Brazilian Nano Feed e Krabs. A programação completa está disponível em: https://bit.ly/semanadeinovacao22.

A Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santo André é uma iniciativa instituída pela lei municipal 9.538, de 12 de dezembro de 2013, e com o decreto municipal 16.809, de 10 de agosto de 2016, e ocorre em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A iniciativa tem como objetivo apresentar projetos com grande tecnologia embargada, gerar sinergia entre as instituições de ensino e pesquisa, promover a aproximação com empresas, criar oportunidades de networking – relacionamentos para oportunidades de negócios e crescimento na carreira – e fomento à P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e Inovação.

Tecnologia e Arte – O Prêmio Inovação, que reconhecerá os melhores projetos expostos durante a Semana, encerra o evento no dia 21, às 19h, no Saguão do Teatro Municipal, seguido da apresentação da orquestra do Projeto Locomotiva, que interpretará clássicos do cinema de ficção científica, como a trilha sonora do filme Star Trek. O Projeto Locomotiva é uma organização sem fins lucrativos que assiste, por meio do ensino da música no contraturno escolar, crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos.

Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação
De 17/10 a 21/10