Pular para o conteúdo

Senai lança chamada para acelerar soluções da Indústria 4.0

  • por

Micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) podem enviar ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) projetos de aplicação da tecnologia da Indústria 4.0 em seus processos produtivos. A instituição lançou edital de R$ 10 milhões para fomentar a inovação no setor.

Cada projeto selecionado poderá contar com até R$ 800 mil, englobando tanto o desenvolvimento quanto a implementação da tecnologia nas empresas-clientes.

O aporte integra a chamada Smart Factory, realizada em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Ministério da Economia, e está disponível na Plataforma de Inovação para a Indústria.

Segundo o Senai, o conceito de Smart Factory refere-se à aplicação das mais recentes técnicas de automação, digitalização, gestão de dados e conectividade que causem impacto na eficiência operacional das empresas. Para impulsionar o setor industrial, serão selecionados cerca de 60 projetos para desenvolvimento e inovação (PD&I) de empresas que atuam no setor de soluções para máquinas, equipamentos e sistemas, entre outras áreas.

Indústrias digitais

A indústria brasileira está mais digital do que há cinco anos. Se em 2016 menos da metade (48%) fazia uso de alguma das tecnologias digitais analisadas, em 2021 o percentual foi de 69%, como mostra a Sondagem Especial Indústria 4.0, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Realizada em abril deste ano com mais de mil empresas, a pesquisa buscou investigar o avanço do uso das tecnologias da chamada indústria 4.0, que prevê a digitalização da produção industrial para integrar as diferentes etapas da cadeia de valor, desde o desenvolvimento do produto até o uso final.

Parque Tecnológico de Santo André

O Parque e seus parceiros da Rede de Inovação, em especial o Sebrae, Senai e UFABC estão trazendo novas tecnologias para acelerar a adoção de soluções em Manufatura Avançada. No CITE, Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, está prevista a instalação de equipamentos de ultima geração, acessíveis às empresas da região para usufruir das soluções em manufatura aditiva metálica, por exemplo.

Além da infraestrutura, o Sebrae, por meio do programa ALI, vai ajudar as pequenas empresas do setor a aprimorarem seus processos de gestão e de inovação. O Senai por meio da jornada da transformação digital vai ajudar no ganho de competitividade nos processos produtivos.

Interessados em participar dessas iniciativas, bem como do desenvolvimento do Polo de Manufatura Avançada do Grande ABC podem procurar o Parque Tecnológico de Santo André para participar deste movimento de fortalecimento da competitividade do setor metal mecânico de Santo André e região.

Fonte: Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2022-09/senai-lanca-chamada-para-acelerar-solucoes-da-industria-40

Marcações: