Sesc Santo André recebe exposição “Pasteur, o Cientista”

A partir desta terça-feira (19), o Sesc Santo André dará início à exposição gratuita “Pasteur, o Cientista”, que traz a vida e a obra do francês Louis Pasteur (1822-1895). Com muita dedicação e paixão pelo fazer científico, o cientista contribuiu para a construção de conhecimentos e práticas que mudaram a história da humanidade.

Estruturada em seis atos, a exposição apresenta as descobertas de Pasteur em ordem cronológica: da solução de um enigma químico – cristais de ácido do vinho aparentemente iguais reagiam à luz de forma diferente – até a descoberta da vacina contra a raiva, doença infecciosa de origem viral que acomete mamíferos, inclusive o homem, e letal em praticamente 100% dos casos.

A exposição Pasteur, o Cientista foi organizada e concebida pela Universcience – órgão do Ministério da Cultura da França – e tem curadoria de Éric Lapie e Astrid Aron e curadoria científica de Maxime Schwartz. A exposição estreou no Palais de la Découverte, em Paris, em dezembro de 2017 – ficando em cartaz até agosto de 2018. Pela primeira vez fora da França, no Brasil, a exposição passou pelo Sesc Interlagos, Sesc Campinas e tem a curadoria nacional de Juliana Manzoni Cavalcanti e Vanessa Pereira Mello (Fiocruz).

Para desenvolver uma ação educativa, propositiva e transformadora, o Sesc Santo André oferta visita mediada para grupos organizados: Escolares, Instituições, Empresas, ONG’s, entre outras. Para que o grupo possa visitar à exposição, é necessário fazer o agendamento prévio pelo formulário de solicitação

O Parque Tecnológico de Santo André apoia e incentiva o acesso e o desenvolvimento da ciência e da inovação. Além de contar com iniciativas como o Hub de Inovação, Bureau de Serviços Tecnológicos e o CapacitaTech, o Parque Tecnológico também promove a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santo André, realizada todos os anos em outubro.  Durante a semana, são realizadas gratuitamente palestras de múltiplos temas promovidas pelas instituições de ensino participantes.

A Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação é desenvolvida pelo Comitê da Rede de inovação, que faz parte do Conselho de Desenvolvimento e integra o ecossistema de inovação no município, além de outros parceiros regionais. O evento é realizado pela Prefeitura de Santo André, por meio do Parque Tecnológico, e conta com o apoio da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) e do Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul (Itecs) e patrocínio do Instituto Avançado de Robótica (IAR).

“Pasteur, o Cientista”
Data: de 19/04 a 16/10
Hora: terça a sexta, das 10h30 às 21h; sábado e domingo, das 10h30 às 18h30
Local: Sesc Santo André (rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar, Santo André)