Instituto de Pesquisas Tecnológicas testa em ônibus tecido antiviral desenvolvido em Santo André

Um tecido que promete eliminar a proliferação do coronavírus tem sido testado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) como revestimento interno em ônibus. Desenvolvido pela Rhodia Solvay Group, que possui indústria têxtil sediada em Santo André, o tecido revolucionário pode impedir a contaminação cruzada do vírus.

A solução criada demonstra a força e potencial tecnológico das empresas instaladas em nossa cidade, crescentemente integradas ao Parque Tecnológico e de Inovação de Santo André. Confira o vídeo dos testes:

Atualmente, Santo André conta com o Parque Tecnológico e de Inovação, que é parte fundamental da política de desenvolvimento econômico já em operação pela Prefeitura e tem como missão promover a inovação e competitividade nas empresas, potencializando as estruturas já existentes na cidade e região, estimulando a extensão tecnológica nas instituições de ensino superior e atuando nas oportunidades econômicas do ABC.

Como parte do Parque, o município conta com o Bureau de Serviços Tecnológicos, estrutura integrada de atendimento, que unifica a rede de serviços tecnológicos da cidade de Santo André e região. A ferramenta oferece mais de 120 serviços. Consulte todos os serviços no site: https://www3.santoandre.sp.gov.br/parquetecnologico/index.php/bureau-de-servicos/.

Além do Bureau de Serviços Tecnológicos, o Parque Tecnológico também contará com Centro de Inovação, que atualmente se encontra na fase de elaboração do projeto executivo, que subsidiará a execução da edificação. Há protocolo de solicitação de recursos junto ao Ministério de Desenvolvimento Regional, na ordem de R$ 28 milhões, e negociações com a Caixa Econômica Federal para o financiamento desta implantação. A previsão é de que as obras tenham início no ano que vem.

O Parque Tecnológico de Santo André traz em sua essência a integração e colaboração entre os atores locais de ciência, tecnologia e inovação, e irá se somar às estruturas já existentes das sete cidades que compõem o Polo Tecnológico do ABC, uma região com economia altamente relevante para o país, com o quarto maior PIB do Brasil, terceiro maior valor adicionado da indústria e com o quinto maior mercado consumidor do país.