Notícias (Castração cães e gatos)

Descrição

Castração – um ato de responsabilidade! A prefeitura de Santo André oferece gratuitamente aos proprietários de cães e gatos, com idade mínima de 4 meses a esterilização cirúrgica em clínicas contratadas diretamente com a Diretoria de Vigilância à Saúde.

Por intermédio de um chamamento público, seguindo as diretrizes da lei. 8.666/93, proporcionando ampla divulgação e a abertura a todos os hospitais e clínicas interessadas.

Participam do programa Hospitais e Clínicas Veterinárias, instaladas no município, em dia com os documentos referentes a instalações físicas, alvará de atividade e registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

Os hospitais e clínicas devem seguir a técnica do gancho, que proporciona uma cicatriz menor e um restabelecimento mais rápido; o protocolo anestésico deve conter analgesia e sedação; todas as instalações utilizada nos procedimentos é fiscalizada pelos técnicos da vigilância sanitária à saúde.

Compromisso

Tempo de atendimento:
a) Inclusão = imediata
b) Castração = depende da quantidade de vagas disponíveis e do agendamento das clínicas.

Exigências

– Proprietário residir no município (exceto para os casos onde o animal foi adotado na Gerência de Zoonoses);

– O animal deverá ter mais de 4 meses;

– animal em boas condições de saúde;

– Cadastro do animal na Gerência de Controle de Zoonoses:

A solicitação deverá ser realizada pessoalmente na Gerência de Controle de Zoonoses (Rua Igarapava, 239 – Valparaíso), e o solicitante deverá estar munido dos documentos necessários;

O serviço só será realizado se as informações (no momento do cadastro) estiverem de acordo com os dados da solicitação, mediante apresentação da documentação comprobatória (nome, endereço, telefone, tipo de animal).

Critérios de Seleção:

A inclusão no programa de castração municipal de Santo André segue a lei federal Nº 13.426, de 30 de MARÇO DE 2017, e atende com prioridade animais de tutores inscritos em programas sociais, situação epidemiológica da região de residência e situações de emergência sanitária.

Obs.: A fila seguirá ordem cronológica mensal, tendo a população incluída em programas sociais a prioridade no acesso, após esses encaminhamentos serão chamados os demais munícipes.

Documento(s) Necessário(s)

RG. CPF.

RGA  (Registro Geral Animal) se possuir, caso não possua o mesmo será realizado no momento da inscrição;

Comprovante de residência:

• atual em nome do proprietário (no máximo 3 meses);
  • caso documento esteja em nome de cônjuge, documento que comprove o estado civil;

Comprovante de vacinação antirrábica atualizado (no máximo 12 meses), ou na falta do comprovante é obrigatório comparecer com o animal para a realização da vacina antirrábica;

Taxa(s)

Programa 100% gratuito! Nenhuma taxa pode ser cobrada do munícipe para a realização do procedimento cirúrgico.
Obs.: Transporte e medicação pós-cirúrgica seguem por conta do tutor do cão ou gato.