
MORCEGOS E A RAIVA
Morcegos: Quem são essas criaturas diferentes
Morcegos não são “ratos velhos que criam asas” ou “ratos que voam”. São os únicos mamíferos voadores e um dos maiores grupos (ordem chiroptera) de mamíferos com mais de mil espécies. Apesar de estarem associados a símbolos de terror, mistério e magia negra, os morcegos são importantíssimos para o equilíbrio ecológico.
MORCEGOS E A RAIVA
Nas últimas décadas a convivência entre humanos e morcegos em áreas urbanas se tornou cada vez mais frequente devido à abundância de alimentos e abrigos. Nas cidades os morcegos mais comuns são os insetívoros (alimentam-se de insetos) e os fitófagos (alimentam-se de frutos, néctar, raízes aéreas e folhas). Há somente três espécies que são hematófagas, alimentando-se exclusivamente de sangue.
Todas as espécies de morcego podem transmitir raiva pela mordedura, arranhadura ou lambedura. A raiva é uma doença letal que precisa de cuidados imediatos.
NUNCA MANIPULE UM MORCEGO
Animais encontrados durante o dia exigem maior atenção, pois há grande probabilidade de estarem doentes e infectados pelo vírus da raiva.
SE TIVER CONTATO COM MORCEGO
Procure imediatamente uma unidade de saúde.
Não mate o animal e nem jogue morcegos mortos no lixo comum. Procure a GCZ para orientações a respeito.
ANIMAIS QUE TIVERAM CONTATO COM MORCEGOS
Devem ser levados á GCZ para vacinação.
Mantenha a vacina antirrábica do seu animal em dia (reforço anual). É GRATUITO.
_______________________________________________________________________________________
FOLDER EXPLICATIVO

ESPOROTRICOSE
