Plano Municipal de Redução de Riscos

O Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) de Santo André foi elaborado a partir do conhecimento disponível sobre as áreas de assentamento precário do município com riscos associados a deslizamentos, quedas de blocos e solapamento de margens de córregos.

O estudo foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) mediante contrato celebrado com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC para a “Gestão de Áreas de Risco na Região do Grande ABC”. Das sete cidades, seis possuem problemas semelhantes por conta do histórico de deslizamentos.

Ele apresenta o mapeamento das áreas de risco indicadas pela Defesa Civil e setores da Prefeitura e abrange setorização e estimativa de moradias afetadas, com o estabelecimento de graus de risco; indica tipos de intervenções necessárias para a redução ou eliminação dos riscos em cada setor mapeado, com estimativa de custos; e ainda apresenta uma síntese na forma de um plano estratégico para a redução ou erradicação das situações de riscos identificadas. A prioridade das ações estabelecidas foi definida em conjunto com os técnicos da Prefeitura.

Os dados obtidos estão organizados e sistematizados por meio de mapas, plantas e documentação fotográfica, em Sistema de Informações Geográficas (SIG).

Jardim Irene

No Centro de Referência em Saneamento Ambiental de Santo André você poderá consultar o relatório na íntegra, mas nos links abaixo você também pode baixar o relatório completo do mapeamento das áreas de risco pelo IPT.