Mapa de Riscos

Para monitorar as áreas de risco durante a Operação Chuvas de Verão, a Defesa Civil de Santo André utiliza os estudos elaborados pelo Serviço Geológico do Brasil, conhecido como CPRM, do Ministério de Minas e Energia, e outro, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Área de risco – Maurício de Medeiros

 

Mapeamento CPRM

O mapeamento da CPRM – de março 2013 – listou 38 áreas na cidade, entre níveis 3 e 4 (alto e muito alto), que caracterizam os diversos tipos de riscos: de inundação, enxurradas, deslizamentos e solapamentos. O documento faz parte das ações de integração nacional do Governo Federal, em cumprimento à Lei Federal 12.608/12, que estabeleceu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. De acordo com o mapeamento da CPRM, as áreas mais sensíveis do município são Jardim Irene, Jardim Santo André, Vila América, Recreio da Borda do Campo, Cata Preta, Núcleo Espírito Santo, Gamboa, Sítio dos Vianas, Vista Alegre e Bacia do Rio Tamanduateí.

Área de risco – Rua Aurora (1)

 

Mapeamento IPT

Já o mapeamento do IPT, de janeiro de 2014, apontou as áreas do município que apresentam os níveis de risco de 1 a 4 (baixo até muito alto).

Leia mais aqui sobre o Gerenciamento de Riscos realizado pela Defesa Civil de Santo André.

Área de Risco – Rua Aurora (2)
Print Friendly, PDF & Email