Ações Educativas / Preventivas

As ações preventivas da Defesa Civil são fundamentais para evitar a ocorrências de desastres.

Ação Preventiva

Entre tais ações estão, por exemplo, vistorias em edificações para evitar construções irregulares, indicação de necessidade de limpeza de equipamentos públicos de drenagem para prevenir alagamentos e sobrevoos em áreas de risco para evitar ocupações de espaços sujeitos a deslizamentos.

O risco de desastre é a relação existente entre a probabilidade de que uma ameaça de evento adverso ou acidente se concretize e o grau de vulnerabilidade do sistema receptor (moradores, equipamentos, etc.) a seus efeitos.

Jardim Irene é uma área de risco

Os desastres resultam de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem, sobre um ecossistema. Causam danos humanos, materiais ou ambientais e consequentes prejuízos econômicos e sociais.

Para que essa percepção seja desenvolvida é preciso conhecer os territórios e suas vulnerabilidades, os tipos de exposição aos riscos existentes e meios de prevenir os desastres.

Com base nos mapeamentos das áreas mais vulneráveis aos eventos climáticos e tecnológicos locais, tais como: deslizamentos, inundações, solapamentos de margens de rios e córregos, incêndios, desabamentos, entre outros, a Defesa Civil realiza ações educativas preventivas em escolas, universidades, junto aos Nupdecs e aos demais gestores e servidores públicos com o intuito de aguçar as percepções promovendo a sociedades mais resilientes.

Print Friendly, PDF & Email