Chamamento para atores: Curso Direção de Atores para Audiovisual com Luciana Canton

22 de novembro de 2022 Off Por admin

Este evento irá acabar em 10 dezembro 2022

Curso: DIREÇÃO DE ATORES PARA AUDIOVISUAL
Com Luciana Canton
Dias:
Novembro: 26 e 29
Dezembro: 03, 06, 10, 13 e 17
Horário: 15 às 19 horas
Carga horária: 32h
Inscrição para seleção dos atores e atrizes através do site: www.elcv.art.br
Preencher formulário, enviar mini currículo e carta de intenções.
Idade: 16 anos

OBJETIVOS
Paramentar o aluno com o entendimento do específico da atuação para a câmera e de como chegar até ela com os atores escolhidos para participar do curso, através de técnicas concretas, exercícios, análise aprofundada de textos, gravação de cenas e monólogos.
PROGRAMA
CURSO DE DIREÇÃO DE ATORES PARA AUDIOVISUAL O curso vai ensinar o aluno como criar conexão entre os atores, como acessar a espontaneidade, como chegar a uma preparação emocional específica, e como construir o personagem dentro da linguagem do audiovisual. O curso também ensinará como conduzir um aquecimento eficiente e como analisar uma cena (ritmo, dinâmica, status, intenções, obstáculos, estratégias, como se).
AULA 1. Aula onde se esmiuçarão os específicos da atuação para o cinema (o foco, o relaxamento, a concentração e o partir de si mesmo). Bibliografia sugerida. Primeiros exercícios demonstratórios com a câmera.
AULA 2. Aula sobre a conexão e a espontaneidade, como encontrá-la. Feitura dos monólogos iniciais.

AULA 3. Assistimos os monólogos e comentamos. São escolhidas as primeiras cenas. Formam-se novos grupos. AULA 4. Gravação das primeiras cenas. AULA 5. Comentários das cenas sobre questões específicas da cena: energia, ritmo, dinâmica, ações, diferenças entre drama e comédia. Aula teórica sobre análise de texto. Os alunos recebem a tabela de análise de cena em verbos ativos (intenções, obstáculos, estratégias, como se). São escolhidas as segundas cenas, pedindo a análise para as gravações da próxima aula. AULA 6. Gravação das segundas cenas. A professora demonstra praticamente como trabalhar as ações com os atores conforme as questões forem aparecendo.

AULA 7. Gravação das segundas cenas.
AULA 8 Apreciação das cenas e conclusão do curso

MÉTODO DE AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados pelas cenas finais que dirigirão, bem como na participação ativa nas aulas e cenas dos colegas.
Sobre Luciana Canton:
Formada em Cinema pela USP (Universidade de São Paulo), e com curso técnico em teatro pelo New York Conservatory for Dramatic Arts (técnica Meisner). Realizou mestrado em audiovisual pela USP com Cristian Borges, e doutorado em Pedagogia das Artes Cênicas pela USP com Maria Thaís Lima Santos. Atuou no teatro, cinema e televisão como atriz; preparou o elenco de alguns longas metragens e peças, e, como diretora, seu primeiro longa metragem “Intimidade Pública” (2016) recebeu o prêmio de melhor direção no Los Angeles Diversity Film Festival, EUA; o prêmio de melhor longa metragem nos festivais: Manhattan Independent Film Festival, EUA; Venice Film Week,Itália; Los Angeles Diversity Film Festival, EUA; Dona i Cinema International Film Festival, Valência, Espanha; Semana de Cinema de Toronto, Canada; Women Art and Media Film Festival em Sydney, Australia; Omichka International Film Festival, Rússia; Queer Hippo International LGBT Film Festival, Houston, EUA; recebeu ainda prêmio de mérito no Festival Internacional de Cinema de Lucerne, Suíça e menções honrosas do júri nos festivais I Filmmaker International Film Festival de Marbella, Espanha e o Manchester Film Festival, Inglaterra. Lecionou direção de atores na graduação em Audiovisual da USP, na Academia Internacional de Cinema e na pós-graduação da Faculdade Belas Artes, e atuação para cinema na EAD-ECA-USP, Escola Superior de Artes Célia Helena, e atualmente, no Atelier Cênico.