ELT realiza Mostra Virtual de Processos

No dia 08 de dezembro, às 20h00, o SESC Santo André projeta em seu palco o show de lançamento do Livro comemorativo de 30 anos da Escola Livre de Teatro. Dirigido Dani Nega, Natália Nery e Túlio Crepaldi, o show faz um resgate das criações sonoras dos espetáculos criados nos processos pedagógicos da escola ao longo dos anos, ao mesmo tempo em que documenta esta trajetória por meio de imagens e entrevistas. 

O show lança dois novos tomos do livro de 30 anos da ELT que, organizado pelo professor Felipe de Menezes, que convidou aprendizes, ex-aprendizes, professores, artistas da cidade, trabalhadores da cultura e muitas outras figuras para narrar a história da escola, principalmente nos últimos 10 anos.

O show encerra a Mostra de Processos virtual que tem início no dia 23 de novembro com programação intensa que passa por apresentação do Terreiro de Compostagem Cênica, dos Núcleos de Pesquisa e das Formações. Acompanhe a programação e veja como acessar cada uma das programações.

23 de novembro – 20h30 | Terreiro de Compostagem Cênica

TÍTULO: PROCURA-SE JOANA DESESPERADAMENTE

RELEASE: Com somente 5 sessões inéditas e participação na abertura da Mostra da Escola Livre de Santo André, o Terreiro de Compostagem Cênica e Fabulações apresenta Procura-se Joana Desesperadamente. 

Joana é o lugar onde o mar se encontra com a areia. Já cantava Caetano: a água com areia brinca na beira do mar, a água passa e a areia fica no lugar. Toda beira é uma travessia. Todo mar, uma barreira. O que se encontra mais à frente da linha do horizonte? Até onde vai Joana? Procura-se. Desesperadamente

O projeto experimenta diversas linguagens digitais em sua composição cênica. Parte da experimentação acontece no WhatsApp. 

A experiência já começou! INSCREVA-SE AGORA em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdBT0gPk_41UzI7aw7_ygh77JY3uhqTQhNvYZ2D5oMhEWLU8g/viewform?usp=pp_url

Quando: De sexta a terça | 19, 20, 21, 22 e 23 de novembro | 20h30 

Onde: via Zoom (link por WhatsApp após a inscrição)

FICHA TÉCNICA: Terreiro de compostagem cênica e fabulações. Orientação: Dinho Hortencio, Felipe Menezes, Gisele Calazans, Jean Pierre Kaletrianos. Orientadora convidada: Mariana Vaz. Aprendizes: Ana Maria Auxiliadora, Cátia Vieira Cassiano, Dandara Terra, Eduarda Rodrigues Resende, Filipe Salvador, Giovanna Vicentini, Marlon Severo, Rodrigo dos Santos, Tara Minozzi, Viviane Rodrigues.

23 de novembro, 14h e 16h | Núcleo de Direção

Mostra ndELTa21 – Núcleo de direção da ELT 

A Mostra Digital do Núcleo de Direção (Ndeta21) é a parte visível de uma trajetória de construção e reflexão da cena. O núcleo teve seu início no formato on-line com estudos sobre as etapas do processo de criação no teatro. Após 8 meses de encontros semanais 6 projetos trazem ao público o resultado de seus processos. Para melhor apreciação dividiremos as aberturas em dois horários no mesmo dia e sequencialmente.   Dia 23 de novembro às 14h:  Palavra saúde . | eco | PUPA | Aos Entes: experiência interativa. | Dia 23 de novembro às 16h: Douglas, estou viva!| |Quando terá sido o óbvio | Orientação: Luiz Fernando Marques – Lubi.

LINK DA SESSÃO: https://us02web.zoom.us/j/82787892235

cena 1

PROGRAMA MEMÓRIA palavra saúde

SINOPSE: Experimento cênico que dialoga com referências da literatura e da fotografia. Há um luto, um rito de passagem, uma memória a ser consagrada…  O público é convidado a velar, mas também a fabular, como quem observa de longe fragmentos deste “monstro mole e indeciso ainda que é o Brasil”, nas palavras de Mário de Andrade. E neste velar, talvez algo se revele…

FICHA TÉCNICA | Concepção e atuação: Daniela Landin.

cena 2

TÍTULO: eco

SINOPSE: Leitura dramatizada. Eco não é um espetáculo. É casa de tabuleiro de O Som de Antes. Casa isolada. É parte de uma peça-delírio. É virtual à espera da presença. É um pouco de um algo híbrido. À espera de sequência e outros dias e outros sons. 

FICHA TÉCNICA | Dramaturgia e concepção cênica: Carol Pitzer e Malu Frizzo. Orientação artística: Lubi Marques. Elenco: Malu Frizzo. Colaboração sonora: Fernando Sampaio.

cena 3

TÍTULO: PUPA

SINOPSE curta: 

Uma experiência sensorial e íntima sobre a metamorfose. Um diálogo entre estranhas a digerir o passado e parir-se ao futuro. É momento de entrar na pupa. Vamos juntes?  

FICHA TÉCNICA | Concepção, Texto e Voz: Clara Cury. Orientação: Luiz Fernando Marques.

cena 4

TÍTULO:  Aos Entes: experiência interativa.

SINOPSE: Experiência, via Zoom, da palestra-performance “Aos Entes”, que elabora esteticamente o caminho traçado pela melancolia, após a morte de um ente querido. O trabalho atualiza o encontro da narrativa fantástica de um domador de peixes que busca finalizar a coreografia junto ao seu finado peixe (José Miguel), com o material produzido por filósofos, psicanalistas e poetas que transformam dor em palavras e teorias.

Este processo criativo é a segunda obra que compõe a Trilogia ‘sobre a impotência e seus desaforos’ desenvolvida pela 3C em São Paulo desde 2018.

FICHA TÉCNICA | Concepção, roteiro e performance: Rafael Costa. Produção e direção de arte: Fernando Gimenes. Orientação artística: Luiz Fernando Marques (lubi). Interlocução psicanalítica: Roberta Augusta Paravidini. Revisão de texto: Beatriz Borges Pereira Reis.

cena 5

Título: Douglas, estou viva!

SINOPSE curta: O grande dia chegou! Depois de uma eterna e paciente espera, da dor irremediável, do cansaço, dos delírios e fantasias de que nada, talvez nada acontecesse, nada mudasse, finalmente Douglas adentrará pela porta e nos salvará deste vazio que nos consome. Bem vindo Douglas, você foi muito esperado!

FICHA TÉCNICA (do trabalho) | Grupo: Cia Acácias. Atuação concepção e dramaturgia: Gabriela Hamati, Laísa Alfenas e Rita Branco.

cena 6

Título: PARA QUEM QUISER VER

SINOPSE curta: Entre idas e vindas no tempo, remontando mistérios seculares, ele finalmente parte em direção ao desconhecido. Ele se prepara, ele se despede, ele vai embora e ele volta: volta, volta, volta,… Aqui não há eixo para profundidade, ainda que esteja disposto a ir fundo pelo que acredita. 

Para aqueles que quiserem ver, oferecemos aqui o início, o meio e o fim. Leve o seu A4 e testemunhe essa viagem, para não dizerem que é mentira. Compartilharemos, somente para quem quiser, o nosso plano.

Ficha Técnica | Atuação e Trilha sonora: Lucas Fernandes. Dramaturgia e Roteiro: Cia Para Planos. Autoria dos Textos: Lucas Fernandes e Gabriel Góes. Direção: Junior Romanini. Direção de fotografia, captação e montagem: Gabriel Góes. Narração final: Tati Eivazian. Orientação artística: Luiz Fernando Marquez (Núcleo de Direção da ELT). Agradecimentos: Edivaldo Gomes Junior, Camilo de Lelis Góes, Hideki Okutani e a todes artistas do Núcleo de Direção da ELT. Realização: Cia Para Planos

24 de novembro, 15h | Núcleo de Circo

OssoVigaTelaCarne

RELEASE: Estudos de corpo, movimento, habilidades físicas e composições de imagem neste CorpoTela, que construiu Viga&Carne diante e a partir do recolhimentoConfinamento pandêmico. Onde CasaCorpoCoube como suporte, inspiração e Provoca•a•Ação na construção dramatúrgica do movimento.

FICHA TÉCNICA: 

Orientação – Dinho Hortencio

Assistência: Isabelli Zavarello

Aprendizes: André Camargo, Bruna Maleski, Canty Barmú, Clara Araújo, Dani Silveira, Edi Almeida, Helena Bernardes, Henrique Gebara, Mariana Brasileiro, Nick Menezes, Nádia Rodrigues, Raphael José, Renato Martins, Stella Lima, Tati Polistchuk, Vanessa Santos

HORÁRIO: 15h

LINK DA CHAMADA:
Zoom: https://us02web.zoom.us/j/82722248889
ID DA REUNIÃO:  827 2224 8889

25 de novembro – 15h00 – Núcleo Corpos Livres

Corpo útero

RELEASE: Está em fase de pesquisa chamada: ‘Corpo Útero’. A partir da visita dos sentidos em desenvolvimento, até o processo do corpo formado ou chamado feto, busca-se nesse primeiro momento o contato com a criação sem pensar em criar estética – para depois visitar através de vídeo, e assumir o papel do observador do seu processo, criando seus próprios textos dentro de suas particularidades das sensações. 

No processo de ‘Corpo Útero’ até o observador, busca-se a não interferência do que se pode julgar estética, na particularidade tanto na criação quanto no observador.

HORÁRIO: 15h00

LINK DA CHAMADA: https://us02web.zoom.us/j/88079112208

29 de novembro, 15h | Núcleo Arte e Poder

Políticas públicas para a cultura e práticas artísticas: pensando desafios, fronteiras e abrangências.

RELEASE: O objetivo é refletir acerca das abrangências, fronteiras e desafios presentes na elaboração e execução das políticas públicas para cultura bem como das práticas artísticas. Para isso, o núcleo contará com convidadas e convidados que contribuirão com a discussão.

HORÁRIO: 15h às 17h30

LINK DA CHAMADA: 

Tópico: Núcleo Arte e Poder ELT
https://us02web.zoom.us/j/85122458897
ID da reunião: 851 2245 8897

30 de novembro, 15h | Núcleo de Sonoridades

Podcast SoproSom

RELEASE: No dia 30 de novembro, o Núcleo transmitirá os cinco episódios do podcast SoproSom, seguido por conversa com os integrantes do NósSonoro. Abra bem os seus ouvidos: te convidamos a respirar coletivamente para que possamos soprar, agora, futuros ancestrais. Em era pandêmica, em que mais de 600 mil vidas foram sufocadas, foi necessário dilatar os nossos pulmões e tocar a terra, nos aproximando de suas diversas formas de vida: ventos, plantas, mares, e tantas vibrações que coexistem e se interpenetram. Que existências, resistências, sobrevivências, em coletividade, podemos fabricar com sonoridades cinestésicas?  Desejamos, neste encontro, partilhar naturezas para que elas se tornem um movimento continuum: dança cósmica das nossas razões verdes.

FICHA TÉCNICA | Criação, Atuação e Edição: André Camargo, Bia Blundi, Clara Araujo, Dyeni Milena, Flávia Lima, Fran Martins, Geovanna Lígia, Gleizi Pinheiro, Mariana Brasileiro, Mauro Grillo, Larissa Antunes, Letícia Antônio, Letícia Cardoso, Lucia Gayotto, Rafa Penteado, Roquildes Junior, Simone Marini, Zahy Guajajara. Coordenação: Lucia Gayotto. Direção de arte: Gabriel Franco, Letícia Antônio. Mentoria Sonora: Ivan Garro.

LINK DA CHAMADA: https://us02web.zoom.us/j/89602851567

De 1º a 8 de dezembro – Núcleo de Sonoridades

PodCast SoproSom

RELEASE: Durante oito dias, disponibilizaremos todos os episódios do podcast SoproSom, por meio do LINK: https://sonoridades2021.wixsite.com/soprosom. Abra bem os seus ouvidos: te convidamos a respirar coletivamente para que possamos soprar, agora, futuros ancestrais. Em era pandêmica, em que mais de 600 mil vidas foram sufocadas, foi necessário dilatar os nossos pulmões e tocar a terra, nos aproximando de suas diversas formas de vida: ventos, plantas, mares, e tantas vibrações que coexistem e se interpenetram. Que existências, resistências, sobrevivências, em coletividade, podemos fabricar com sonoridades cinestésicas?  Desejamos, neste encontro, partilhar naturezas para que elas se tornem um movimento continuum: dança cósmica das nossas razões verdes.

FICHA TÉCNICA | Criação, Atuação e Edição: André Camargo, Bia Blundi, Clara Araujo, Dyeni Milena, Flávia Lima, Fran Martins, Geovanna Lígia, Gleizi Pinheiro, Mariana Brasileiro, Mauro Grillo, Larissa Antunes, Letícia Antônio, Letícia Cardoso, Lucia Gayotto, Rafa Penteado, Roquildes Junior, Simone Marini, Zahy Guajajara. Coordenação: Lucia Gayotto. Direção de arte: Gabriel Franco e Letícia Antônio. Mentoria Sonora: Ivan Garro.

LINK DOS EPISÓDIOS: https://sonoridades2021.wixsite.com/soprosom

02 de dezembro, 15h | Núcleo de Poéticas Políticas

Teatro Fórum e Teatro Jornal em processo

RELEASE: O núcleo de poéticas políticas abre seu processo de trabalho vinculado ao Teatro do Oprimido sistematizado por Augusto Boal com duas propostas: Experimentações com teatro jornal na virtualidade e uma cena de teatro fórum em que convidaremos os/ as espectactores/as a procurar alternativas de libertação da opressão em cena.

FICHA TÈCNICA: Integrantes do Núcleo de Poéticas Políticas 2021

LINK DA CHAMADA: https://us02web.zoom.us/j/88936649670

02 de dezembro, 20h30 | Núcleo de Iniciação Teatral

Parte de mim”

RELEASE: No desejo de mover-se pelo espaço, encontrar outros corpos e entender outras partes do  mesmo corpo que cada um  habita, experimentamos, jogamos e brincamos de boneques.  Nosso exercício são pequenas partes de descobertas, parte que cada um quer contar, compartilhar.  

FICHA TÉCNICA | Orientação: Denise Guilherme. Aprendizes: Aline Oliveira de Carvalho, Amanda Previatti Oliveira Rosa, Augusto Lopes Ferreira, Caio Rodrigo Vieira Bezerra, Clara Araujo, Elisa Ferreira rocha Campos, Fernanda dos Santos, Kleiton Loli, Lucca de Marco, Mayara Andrade de Sousa, Rafa Silva, Sarah Andrade de Sousa, Thamires Aparecida Alves de Souza.

LINK DA CHAMADA: https://us02web.zoom.us/j/81793636528

03 de dezembro, 15h | Núcleo de Tambores e Maracás

ONDE E COMO ESTÃO OS TAMBORES E MARACÁS? 

Compartilhamento de processo do Núcleo Tambores e Maracás

Link: https://us06web.zoom.us/j/84468868784?pwd=Q3pGRituN3Jsb2J6VjhvekJMeFNkUT09
ID da reunião: 844 6886 8784
Senha de acesso: 063051

03 de dezembro, 19h | Formação 24

Morada

RELEASE: O estudo cênico criado a partir do texto que foi escrito de forma coletiva investiga as relações a partir do ponto de vista do corpo e a sua busca por uma conexão com a ancestralidade. Camadas mal resolvidas vão dando espaço para rachaduras e os pés que caminham por elas carregando toda a carga de uma longa caminhada, às vezes querem ser raìzes, mas em algum momento também precisam saber qual a sensação de voar.

LINK DA CHAMADA: https://us02web.zoom.us/j/84158456371

06 de dezembro, 15h | Núcleo Mulheres em Movimento

Seminários criativos – Processo de trabalho

RELEASE: Partindo dos estudos de diversas linhas de pensamento do feminismo contemporâneo e de autoras (dramaturgas ou não) que se relacionam com os temas escolhidos, o Núcleo Mulheres em movimento lançou-se na aventura de elaborar o que chamamos de “seminários criativos”. Aqui o pensamento é visto como ação e a ação performática se entrelaça ao pensamento. Para dar corpo a esta proposta o Núcleo se dividiu em 3 coletivos de trabalho:

Grupo 1 – Feminismo para os 99%
Provocadoras: Cinzia Arruzza, Nancy Fraser, Tithi Bhattacharya.
Escritoras convocadas: Pagu, Renata Palotinni, Maria Valéria Rezende.

Grupo 2 – Por um feminismo Afro-latino-americano.
Provocadoras: Lélia González, Angela Davis, Conceição Evaristo.
Escritoras convocadas: Maurinette Lima, Carolina Maria de Jesus, Maria Shu, Paulina Chiazane.

Grupo 3 – Pós Pornô, corpos dissidentes e feminismoS
Provocadoras: Alexandra Kollontai, Marie-Hélène Bourcier, Érica Sarmet.
Escritoras convocadas: Elfriede Jelinek, Ave Terrena, Nádia Granados, Stephanie Sarley.

O processo que será apresentado na Mostra de fim de ano da ELT é fruto desta experiência, do trabalho solidário e coletivo, das lutas que se travaram nos campos privado e público neste ano de crises – política, econômica e sanitária. Para além das dores (que não foram poucas), os momentos de crise são também janelas abertas para a ruptura, para a mudança, para a revolução.

Este trabalho é dedicado à memória da nossa querida companheira Luciana Ferreira.

FICHA TÉCNICA | Orientação: Fernanda Azevedo. Atrizes: Ana Maria Viegas, Anita Grego, Bruna Maleski, Cibelle Piacentini, Cissa Lourenço, Daniele, Dafne Rufino, Edi Almeida, Edla Maia, Fabrila Rocha, Iara Rosa, Juliana Galesi, Leticia Virtuoso, Renata Soul, Solange Akierman, Tainara Corrêa, Thaís Elvira, Willieny Cruz. Colaboração: Beatriz Carvalho, Bianca Barreto, Cristiane Martins, Daniele Gomes, Julia Fontes, Leila Kissia, Lola Portela, Luciana Ferreira, Marcia Furquim, Maria Gabrielli, Susan Ritschel.

LINK DA CHAMADA: https://us02web.zoom.us/j/81351260491

06 de dezembro, 20h | Núcleo de Iniciação Teatral – Estudantes

A Mãe de Lá

RELEASE: “Mãe, por que ninguém aqui em casa fala “eu te amo”? Esses dias eu percebi que também não sei falar, e só de pensar me falta ar.  Você já amou? Será que eles se amam? Por que aqui em casa ninguém fala de amor? Por que eu sinto esse nó quando esse é o assunto? Mãe, eu também tenho medo. Medo de não saber falar de amor.”

A Mãe de Lá, exercício cênico do Núcleo de Iniciação Teatral Exclusivo para Estudantes de Ensino Médio, é uma carta de amor à nossas mães, todas elas, à nossas ancestralidades, nossas memórias, nossas identidades construídas no tempo do ontem.

FICHA TÉCNICA: Orientação: Lígia Helena. Estagiária: Bárbara Cristina. Criação, dramaturgia e atuação: Bianca Moriel, Brenda Rodrigues, Clara Marchiori, Eduardo Ananias, Fernanda Karine Sá, Isis Ogawa, Lucas Leandro Souza, Joana Brena Sá, Wendy Sabino

LINK DA CHAMADA: https://us02web.zoom.us/j/89392125069

07 de dezembro, 14h30 | Núcleo de Dramaturgia

Mostra final de processos

RELEASE: Compartilhamento de vídeos experimentais e leitura ao vivo de cenas e trechos das peças escritas durante o ano de 2021, apresentação de referências de pesquisa e cenas curtas escritas como exercícios a partir do trabalho visual das artistas Renata Felinto e Madalena Schwartz.

LINK DA CHAMADA: https://us02web.zoom.us/j/86111632545
ID da reunião: 861 1163 2545

07 de dezembro, 19h | Formação 23

A RUA É GRANDE: TÔ DE PASSAGEM

RELEASE: Compartilhamento de experimentos cênicos digitais a partir da pesquisa sobre os textos “Diário de um retorno ao país natal”, de Aimé Césaire, e “Compromisso: que o amor seja o amor próprio”, de Bell Hooks, além do filme “Jogo de Cena”, de Eduardo Coutinho. Abraçando as memórias e seus signicados na passagem de folhas em branco. Qual é a sua história?

LINK DA CHAMADA: https://us02web.zoom.us/j/85682778250

08 de dezembro, 20h | PROJEÇÃO DO SHOW DE 30 ANOS NO SESC SANTO ANDRÉ

RELEASE: Para festejar o lançamento do livro que comemora os 30 anos da Escola Livre de Teatro, em parceria com o Sesc e a Prefeitura de Santo André, três músicos e ex-aprendizes da ELT, Dani Nega, Natália Nery e Túlio Crepaldi, foram convidados a produzir um Show de Celebração

Criado em formato de VideoClip, dividido em 4 episódios, apresenta como repertório as músicas criadas nos diversos processos criativos de pesquisa e espetáculos ao longo da existência da ELT.

Através do resgate destas músicas criadas nesses 30 anos de ELT, o show compartilhar com o público a trajetória da escola e sua história, cada música conta sobre um espetáculo, sobre um período e sobre o que era importante naquele momento histórico político da Escola, da cidade de Santo André e do país. 

FICHA TÉCNICA | Idealização: Escola Livre de Teatro, Prefeitura Municipal de Santo André e Sesc Santo André. Apoio: SP Escola de Teatro. Direção Geral e  Musical: Dani Nega, Natália Nery, Túlio Crepaldi. Roteiro: Natália Nery, Túlio Crepaldi. Intérpretes Musicais: Dani Nega, Natália Nery, Thais Dias, Túlio Crepaldi. Gravação Musical: Estudio SP Escola de Teatro. Captação de Áudio: Fernando Sampaio. Produção de Beats: Dani Nega, Tulio Crepaldi. Vídeo Projeção e Inserção de Imagens: Bianca Turner. Direção de Fotografia: Fernando Solidade Soares. Iluminação: Diego Francisco França. Edição: Tide Gugliano. Produção: Jonatha Ferreira e Lígia Helena.

LOCAL: SESC SANTO ANDRÉ, Rua Tamarutaca, 302 – Santo André.

GRATUITO. Distribuição de ingressos: A partir do dia 30 de novembro nas plataformas da Rede SESC ou na Unidade SESC Santo André.

Pular para a barra de ferramentas