Vila de Paranapiacaba

Paranapiacaba: Um Refúgio Histórico na Grande São Paulo

Conheça um pedacinho da Inglaterra em solo brasileiro e deixe-se encantar pela magia desse lugar histórico e encantador.

Localizada a apenas 30 km do centro de Santo André, no Alto da Serra do Mar, encontra-se a encantadora Vila de Paranapiacaba. Construída pela São Paulo Railway no século XIX para abrigar seus funcionários durante a concessão da estrada de ferro Santos – Jundiaí, essa pequena vila inglesa é um verdadeiro tesouro histórico e cultural preservado.

Venha desbravar suas ruas de paralelepípedos, admirar a arquitetura histórica preservada e se encantar com a exuberância da natureza ao seu redor.

Paraíso na Mata Atlântica

Rodeada pela exuberante Mata Atlântica, Paranapiacaba oferece uma experiência única para os visitantes. Seu cenário natural deslumbrante, com trilhas e cachoeiras, convida a explorar a riqueza da biodiversidade local. É o lugar ideal para se desconectar da agitação urbana e se conectar com a natureza.

Venha descobrir as maravilhas naturais do Parque Nascentes de Paranapiacaba e viva uma experiência única em meio à exuberante biodiversidade da região!

Mas não esqueça!!!!
O acesso ao Parque só é permitido acompanhado de monitor credenciado pela Prefeitura, encontre o seu clicando aqui!!

Patrimônio Ferroviário Preservado

A história ferroviária de Paranapiacaba está presente em cada esquina. A estação, locomotivas e vagões são testemunhas do passado glorioso da vila como ponto estratégico das ferrovias.

No Pátio Ferroviário de Paranapiacaba, estão localizados os principais ícones da vila. Entre eles, destacam-se o Relógio da Estação, a Ponte que conecta a Parte Alta com a Parte Baixa, a Estação, o Locobreque e a entrada do Museu do Funicular, maior museu ferroviário a céu aberto do Brasil. Paralelamente ao pátio ferroviário, encontram-se os galpões das oficinas, onde eram realizadas a manutenção dos equipamentos e maquinários e a forjaria, responsável pela produção de ferramentas e equipamentos tanto para a ferrovia quanto para a própria Vila de Paranapiacaba.

Para uma experiência mais completa visite a Vila através do Expresso Turístico da CPTM, que proporciona emocionantes viagens a bordo de vagões tracionados por locomotivas, possibilitando aos passageiros desfrutar de paisagens deslumbrantes enquanto mergulham nas raízes históricas da região.

Acervo Cultural e Arquitetônico Único

Tombada pelos conselhos de patrimônio federal, estadual e municipal, Paranapiacaba é um verdadeiro museu a céu aberto, cada rua conta um pouco da trajetória desse lugar especial.

Entre os imóveis preservados, destacam-se algumas preciosidades que compõem o encanto histórico de Paranapiacaba, merecem atenção especial dos visitantes o Museu Castelo, que oferece uma viagem no tempo, repleta de histórias fascinantes; a Casa Fox, também conhecida como Casa da Família Ferroviária, que preserva a memória dos antigos moradores da região e conta a história da vida ferroviária; o Centro de Documentação em Arquitetura e Urbanismo (CDARQ), uma verdadeira fonte de conhecimento sobre o desenvolvimento e a arquitetura local; a Biblioteca Àbia Ferreira Francisco, um espaço acolhedor que guarda preciosidades literárias e culturais; e, não menos importante, a Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba.

Cultura e Eventos Tradicionais

A vila de Paranapiacaba respira cultura e tradição. Ao longo do ano, diversos eventos tradicionais, feiras de artesanato e apresentações culturais, animam suas ruas e praças, proporcionando experiências autênticas aos visitantes.

Você não pode perder o Festival do Cambuci, a Convenção de Bruxas e Magos, o Festival de Inverno, o Festival de Fotografia e o Festival de Oratórios e Presépios. 

Acompanhe o nosso calendário e não fique de fora dos principais eventos!!!

Gastronomia Deliciosa e Hospedagem Aconchegante

Aproveite a oportunidade para saborear a deliciosa gastronomia local. Explore o guia de serviços e encontre restaurantes e cafés acolhedores que oferecem pratos típicos e quitutes deliciosos que vão agradar a todos os paladares. Não deixe de provar as iguarias regionais e se deliciar com os sabores únicos que Paranapiacaba tem a oferecer. 

Se desejar prolongar sua estadia, no guia de serviços encontrará opções de hospedagem aconchegantes e charmosas, que combinam perfeitamente com a atmosfera acolhedora da vila. Desfrute de noites tranquilas em pousadas encantadoras e acorde com a beleza da natureza ao seu redor.

A história do futebol passa por Paranapiacaba

Charles William Miller era filho de pai escocês, John d’Silva Miller, que veio para o Brasil para trabalhar na São Paulo Railway Company, e de mãe brasileira de ascendência inglesa, Carlota Antumes Fox. Aos 10 anos foi estudar na Inglaterra, onde aprendeu a jogar futebol e atuou também como árbitro e dirigente.

Ao retornar para o Brasil, uma década depois, foi trabalhar com seu pai na ferrovia trouxe consigo bolas, chuteiras, uniformes e as regras do futebol, introduzindo o esporte no Brasil em 1894. E, ainda no mesmo ano, o campo do Serrano Athletic Club, formado por ferroviários da São Paulo Railway, foi inaugurado, tornando-se o primeiro campo com medidas oficiais do país.

Venha sentir a nostalgia do passado, respirar o ar puro da Mata Atlântica e se encantar com a autenticidade de Paranapiacaba. Esta vila única é um verdadeiro refúgio para a alma viajante, proporcionando uma experiência inesquecível para todos que a visitam.

Mais informações o Centro de Informações Turísticas (CIT) está a disposição para atendê-lo de terça a domingo das 10h às 16h.

EnglishPortugueseSpanish