Circuitos Turísticos

Na intensão de ampliar a satisfação do visitante e apresentar a cidade de acordo com seus principais atrativos, apresentamos algumas de atrativos agrupados por afinidade ou tema em circuitos turísticos. Nossa prioridade é facilitar a elaboração de roteiros turísticos.
Alguns dos circuitos poderão ser auto guiados outros monitorados para proporcionar uma experiência única aos visitantes durante sua estada na cidade.

Sejam todos bem vindos, a Santo André!

Cadastre seu estabelecimento e faça parte de nossos roteiros: clique aqui.

Circuito de Arte, Arquitetura e Paisagismo 

A cidade apresenta elementos artísticos e arquitetônicos de grandes nomes que passaram pela região e deixaram suas obras impressas nas ruas, praças, prédios, esculturas e jardins.

Circuito de Bares e Casas Noturnas

Conhecida na região por sua agitada vida noturna e excelentes opções de bares e casas noturnas, este circuito irá te apresentar opções mais tradicionais e descoladas para montar seu “rolê” sozinho acompanhado, com amigos ou em família.  

Circuito de Compras

A cidade possui bairros bem estruturados com serviços independentes do centro da cidade. O que diversifica a oferta de serviços e produtos de um bairro para o outro e possibilita conhecer um pouquinho dos moradores de cada um deles.

Circuito Gastronômico 

Nos últimos anos a cidade recebeu redes de renome nacional e internacional, trazendo uma renovação ao parte gastronômico, já consagrado da cidade. Vale provar de tudo que a cidade oferece!  

Circuito Histórico-Cultural  

Pode ser feito em um ou vários roteiros auto guiados ou não, mostra pontos históricos da região central e onde traços de sua formação são narrados pelo patrimônio arquitetônico e  espaços culturais. Entre eles bens tombados e espaços culturais.

Circuito de Negócios e Eventos 

Por falar em negócios. Aqui apresentamos a oferta de serviços, espaços e eventos disponíveis na cidade. Assim você pode programar seu próximo evento conosco ou desfrutar da cidade enquanto vem a uma reunião de negócios. 

Circuito de Parques e Lazer

Alguém falou em Parque? Sim, que maravilha poder fazer um passeio em família, soltar pipa, andar de bicicleta, colocar em dias os exercícios ou simplesmente fazer uma pausa no almoço. Temos 10 parques urbanos e 2 parques naturais!

Circuito Patrimônio Industrial 

Gigantesco Viveiro Industrial. A cidade que cresceu e formou em meio as chaminés industriais e foi se transformando, hoje abre seus olhos para sua herança industrial e as possibilidades do turismo como ferramenta de valorização. 

Circuito Pedagógico e Científico

Pensando onde levar seus alunos ou as crianças para que possam aprender coisas novas ou conhecer tempos passados e tecnologias de forma lúdica e interativa, este é o circuito que irá te auxiliar a montar este roteiros. 

Circuito de Turismo Industrial e de Inovação

Neste circuito estão reunidas todas as empresas e parceiros que fazem parte do programa de turismo industrial e de inovação de Santo André. É identificar as empresas que mais se alinham com o interesse do seu grupo e reservar as datas!

VILA FERROVIÁRIA DE PARANAPIACABA

Arte e Artesanato

Além de belezas naturais e grandes feitos industriais e arquitetônicos a Vila Ferroviária de Paranapiacaba é o reduto de artistas plásticos reconhecidos nacionalmente. Todo mês saem de seus ateliês e se reúnem a outros artistas e antiquaristas na Feira de Artes e Antiguidades. 

Circuito de Ecoturismo – Mata Atlântica

A riquíssima reserva da Mata Atlântica que abraça a Vila Ferroviária de Paranapiacaba e que contornam a Represa Billings (Pedroso) são excelentes opções de passeios para quem busca um contato mais direto e aprofundado com a natureza, trilhas e cachoeiras fazem parte deste passeio.

Circuito de Lendas e Mitos

Toda Vila tem seus contos e mitos e por que Paranapiacaba, não teria. As lendas, mitos e histórias preenchem as lacunas da curiosidade em saber como viviam ferroviários, pequenas simples e até assustadoras as vezes, narram seu modo vida. 

Circuito Museológico de Paranapiacaba

A Vila se apresenta como um grande museu a céu aberto, mas com a possibilidade de se visitar alguns imóveis simbólicos a sua história e formação. O roteiro pode ser montado de acordo com o interesse de cada grupo, pois o conteúdo transborda uma única visita. 

Experiência Gastronômica

Da Mata Atlântica vem a fonte da experiência gastronômica mais difundida da Vila de Paranapiacaba, o pequeno e cítrico Cambuci. Aos finais de semana é possível experimentar as iguarias produzidas com este fruto na Feira Caminhos do Cambuci.