Rua Coronel Oliveira Lima

O calçadão da Cel. Oliveira Lima é “um shopping a céu aberto”, com um comércio diversificado de pequenas e grandes lojas de roupas, sapatos, artigos para casa, eletrônicos e outros, é o mais conhecido centro comercial da região do Grande ABC.

História:

A rua Coronel Oliveira Lima fazia parte do importante caminho que ligava a Estação Ferroviária à Vila de São Bernardo – atual centro de São Bernardo do Campo.

Desde sua criação se caracterizou como um misto de residências, fábricas, pequenos comércios e serviços. Recebeu esse nome em 1907, homenageando um político influente do começo do século XX na cidade.

Durante quase todo o século XX se mantinham lado a lado carros, ônibus e pedestres nessa rua que se transformou na rua de comércio de toda a região do ABC. Mas, com o aumento populacional e a necessidade de salvaguardar os pedestres ela foi fechada para carros na década de 1970.

Em 1979 foi inaugurado o calçadão que se alargou até a Praça do Carmo, com projeto de Jorge Bomfim.

No final da década de 1990, nova remodelação com a construção da cobertura e da instalação de piso com desenho inspirado em Luis Sacilotto, artista renomado e morador da cidade.

A inauguração ocorreu em 2000 e para este novo projeto foi contratado o arquiteto Decio Tozzi.

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta-Feira: das 09:00 às 20:00.
Sábado: das 08:00 às 20:00.
Acessibilidade de mobilidade

Entrada:

🎫 Gratuita.

Informações:
EnglishPortugueseSpanish