Feiras de Artesanato

FEIRA DE ECONOMIA CRIATIVA

A Feira de Economia Criativa é um evento de incentivo ao empreendedorismo que ocorre em diferentes pontos da cidade, onde artesãos cadastrados vendem e divulgam seus produtos, oportunidade também ofertada a empreendedores do ramo alimentício.

Tendo surgido na década de 1970 com o movimento da comunidade hippie local para comercializar sua produção artesanal, inicialmente na Praça do Carmo, a Feira de Economia Solidária é hoje tanto um resgate dessa tradição andreense – as “feiras hippies” – quanto uma vitrine para munícipes que buscam no empreendedorismo uma nova forma de geração de renda.

Todas as artes, plantas ornamentais, artesanatos, produtos naturais, comidas e bebidas típicas, e produtos esotéricos feitos de forma artesanal são comercializadas e instaladas em áreas públicas apropriadas, abertas ao público.

As vagas para barracas de artesanato e alimentação, oferecidas pela Prefeitura Municipal de Santo André, são voltadas a residentes da cidade cuja produção é previamente avaliada e para participar do evento como empreendedor, é importante consultar o edital de chamamento público divulgado antes de realizar sua inscrição.

Confira mais informações sobre a Feira de Economia Criativa clicando aqui!

INCUBADORA PÚBLICA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

A Incubadora Pública é uma Política Municipal de Trabalho voltada à profissionalização de empreendedores andreenses, por meio da qual são implementadas ações necessárias à geração de novos empreendedores, ampliação do trabalho autônomo, do trabalho associado, do trabalho decente e ao desenvolvimento da Economia Solidária.

Os participantes recebem informações sobre os princípios da economia solidária, empreendedorismo, trabalho coletivo, controle financeiro do empreendimento, qualidade e higiene, organização e exposição dos produtos. São também direcionados a cursos de capacitação, onde aprendem sobre temas como: precificação, estratégia de vendas, atendimento ao cliente, entre outros.

Assim, entre os serviços oferecidos aos empreendimentos estão:

  • Assessoria para elaboração e implantação de planos de negócios;
  • Formação para gestão de empreendimentos e negócios com base na economia solidária;
  • Fomento à constituição de arranjos produtivos setoriais solidários, às redes territoriais e de segmentos e as cadeias produtivas solidárias;
  • Articulação com o Banco do Povo para facilitar o acesso ao crédito pelos empreendedores;
  • Apoio à comercialização dos produtos e serviços da economia solidária.

*Não há taxas para participar da Incubadora Pública: os participantes necessitam residir em Santo André e possuir produção artesanal, sendo admitidos através de chamamento públicos, de forma a dar transparência e publicidade ao processo.


Confira mais informações sobre a Incubadora Pública clicando aqui!

Contato para mais informações:

De segunda a sexta-feira (das 9h às 15h) entrar em contato pelo telefone:

📱 Telefone: (11) 4459-7270

📩 E-mail: evfontes@santoandre.sp.gov.br

Horários e endereços:

Praça do Carmo

Quartas, sextas-feiras e sábados, das 9h as 16h.

Praça IV Centenário (espelho d'água)

📍 Espelho d’água: quarta-feira, das 9h as 16h

Praça Embaixador Pedro de Toledo

📍 Calçadão Cel. Oliveira Lima com a Rua Luiz Pinto Fláquer (Largo da Estátua): sábados, das 9h as 16h (exposição de quadros)

Parque Antonio Fláquer (Parque do Ipiranguinha)

📍 Rua Sete de Setembro s/n: domingos, das 9h as 16h

Parque Regional da Criança - Palhaço Estrimilique

📍 Av. Itamarati, nº 536: domingos, das 9h as 16h

Rua Giovanni Battista Pirelli, 155

📍 Vila Homero Thon – Santo André: das 10h às 22h

EnglishPortugueseSpanish