Atrativos

Santo André dispõe de atrativos que oferecem aos visitantes e moradores uma verdadeira “viagem no tempo”, facilitada pela comodidade oferecida pelos avanços tecnológicos e adornada pelas riquezas naturais, variedade gastronômica, num lugar onde a população – além de criativa – é hospitaleira.

Nossa cidade integra a Região do Grande ABC, que corresponde à Região Turística ABC Tur – Rota da Natureza e da Indústria, integrante da lista de Regiões Turísticas do Estado de São Paulo.

Conheça os PRINCIPAIS atrativos de Santo André! Para acessar todos eles, navegue pela seção TOURS E ROTEIROS.

Destaques

Vila Ferroviária de Paranapiacaba

Construída pela São Paulo Railway para abrigar seus funcionários durante a concessão da estrada de ferro Santos – Jundiaí, iniciada em 1860. Localizada a cerca de 30km do centro da cidade, no Alto da Serra do Mar.

Planetário Johannes Kepler

Considerado o mais moderno do Brasil, o planetário Johannes Kepler possui um sistema de projeção óptico e digital, fabricado pela empresa alemã Carl Zeiss, que funciona de forma a reproduzir quase 6 mil estrelas, semelhantes aos da natureza.

SABINA – Escola Parque do Conhecimento

É um Centro de Ciências com a missão de gerar, preservar e difundir o conhecimento por meio de seus acervos, exposições, aquários, terrário, experimentos, simuladores, planetário, teatro digital e outros serviços. Trata-se, portanto, de excepcional…

Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes 

Inaugurado em 1912 pelo italiano Vicenzo Arnaldi, localizava-se à Rua Coronel Oliveira Lima, esquina com a atual Salvador Degn. Atualmente se encontra em processo de elaboração de projetos e recursos para sua revitalização como espaço cultural.

Feiras e Centros de Compras

Quando se trata de fazer umas comprinhas dos shoppings, no centro principalmente no entorno da rua Cel. Oliveira Lima a oferta de produtos e serviços é extremamente diversificada em armarinhos, vestuário, cosmético, etc., de equipamentos de construção a enfeites para  festas.

Turismo Industrial e de Inovação 

Santo André oferece aos seus visitantes uma opção diferenciada de atrativos turísticos, onde o foco é conhecer processos produtivos, de gestão e bens industriais. A proposta é ampliar as possibilidades de interlocução entre as instituições de ensino.

EMEA  Tangará – Parque Escola 

São cerca de 50 mil m² transformados em recursos pedagógicos para estimular e despertar a curiosidade sobre a temática ambiental, a botânica, a arte e o reaproveitamento de materiais, bem como a valorização do convívio social e as práticas educacionais.

Parques Urbanos 

São 10 parques urbanos com playground, academia ao ar livre, pistas de caminhada, quadras poliesportivas, ginásios, pistas de skate, área para piquenique, sanitários, estacionamento, brinquedotecas, aulas livres, espaços par shows e eventos, etc. 

Parques Naturais

O Município de Santo André possui três Unidades de Conservação de proteção integral em sua Macrozona de Proteção Ambiental: duas municipais e uma estadual, que contam com atividades de turismo e educação ambiental.

Santuário Nacional de Umbanda

O Babalaô Ronaldo Linares através da Federação Umbandista do Grande ABC junto com a comunidade umbandista recuperou uma área de 645.000 m² de mata nativa que abriga cachoeiras, lagos, pedreira e mais de 500 espécies nativas da região, que foi totalmente reflorestada.

Espaços Culturais e de Lazer

Todos os espaços culturais de de lazer da cidade para você desfrutar um dia com sua família. Parques Urbanos com infraestrutura de lazer e praticas ao ar livre, cursos entre outras atividades. Teatro, museu, salão de exposições e shows.

Paço Municipal – Praça IV Centenário e entorno

A Praça IV Centenário, abriga o Centro Cívico, Teatro, Salão de Exposições, obras de arte e seu próprio desenho é tido como uma obra arquitetônica e paisagística importante de Rino Levi e Roberto Burle Marx.

Complexo Cultural do Carmo

A Praça do Carmo está localizada no coração do maior centro comercial da cidade. Ao centro desta praça encontra-se a simbólica Catedral da Nossa Senhora do Carmo e ao seu redor estão equipamentos culturais instalados em antigas residências de famílias influentes na história andreense. 

Feiras de Artes, ArtesanatoGastronomia

As Feiras de Santo André oferecem artesanato, artes, antiguidades, gastronomia típica e entretenimento, são sem dúvida um marco da cidade, além de uma excelente opção de lazer e compras. Algumas feiras ocorrem próximas ao Centro da cidade e outras na Vila de  Paranapiacaba. 

Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa 

O Museu Octaviano Gaiarsa é o espaço de memória andreense, mais importante. Pois nele estão os acervos artísticos, bibliográficos, fotográficos e bens que contam a história da cidade. Além da programação de oficinas e eventos.

Estádio Bruno José Daniel

O estádio Bruno José Daniel foi inaugurado em 15 de novembro de 1969 com a disputa do Troféu Brasil de Atletismo. A primeira partida de futebol no estádio ocorreu em 14 de dezembro de 1969, em um jogo amistoso entre Santo André e Palmeiras.

 

tags: turismo, atrativo turístico, santo andré, atividade turística, abctur, rota turística

EnglishPortugueseSpanish