Campo de Futebol Serrano Atletic Club

Segundo relatos, em 1894 um funcionário da SPR (São Paulo Railway Company) jogou sua 1ª partida de futebol no Brasil. Seu nome, Charles Miller, e assim foi introduzida a paixão nacional em meio a uma vila inglesa na Serra do Mar.

Em 1894, na Vila Inglesa de Paranapiacaba, o primeiro campo com medidas oficiais do Brasil, o campo do Serrano Athletic Club, começou a ser utilizado. O Serrano Athletic Club era formado por ferroviários da São Paulo Railway e chegou a enfrentar grandes times do futebol paulista como Santos e Corinthians. Um dos jogos que é o orgulho da história do clube é a histórica vitória sobre o Corinthians, por 2 a 1, em julho de 1925.

Obras de restauração do campo, além de um memorial para Charles Miller, foram entregues em 2023, durante a abertura do 22° Festival de Inverno de Paranapiacaba. O processo de restauro do campo incluiu recuperação da arquibancada de madeira, com a preservação dos elementos originais do espaço. Além disso, os trilhos de trem que servem como base para o alambrado também foram recuperados, bem como a drenagem do campo, que foi totalmente substituída. Os vestiários antigos deram espaço a dois sanitários que atenderão aos torcedores que estarão na arquibancada de madeira.

A restauração do campo foi iniciada em fevereiro de 2021 e realizada com recursos do PAC Cidades Históricas da ordem de R$ 3,9 milhões. Já o memorial Charles Miller contou com investimento de R$ 20 mil.

Horário de funcionamento:

Terça-feira a Domingo: das 10h às 16h

Valor da entrada:

🎫 Gratuita.

Informações:
EnglishPortugueseSpanish