Pular para o conteúdo

Embrapa e Senai lançam edital de PD&I para agroindústrias

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), parceiro do Parque Tecnológico de Santo André, lançaram, na última quinta-feira (15),  a categoria de cooperação bilateral denominada Aliança Agroindustrial, plataforma que vai abrigar projetos de pesquisa e inovação voltados para o agronegócio em sinergia com a indústria. A iniciativa tem como objetivo promover a inovação a partir da união das capacidades e recursos das instituições em parceria com entes do setor industrial.

A agregação de valor a commodities alimentares brasileiras pré-exportação, o aumento de produtividade e eficiência da agroindústria são alguns dos resultados esperados a partir da aproximação entre as instituições.

A Aliança Agroindustrial é uma das oito categorias existentes na Plataforma Inovação para a Indústria. O processo de submissão à nova categoria, com início previsto para o dia 20 de abril, é uma experiência piloto com função mobilizadora das redes envolvidas. SenaiI e Embrapa vão disponibilizar, ao todo, R$ 3,2 milhões para distribuição entre os projetos, conforme regras pré-estabelecidas em acordo.

Os projetos devem ser construídos conjuntamente por Embrapa, ISI e indústria. Quem apresenta a proposta ao edital é a indústria, que tem contrapartida igual ou superior ao recurso aplicado conjuntamente por Embrapa e Senai, sendo exigido que pelo menos 50% sejam recursos financeiros. O limite de valor por projeto é de R$ 800 mil e a duração máxima será de 24 meses.

A Plataforma está aberta à participação de empresas do setor industrial de todos os tamanhos, inclusive startups de base tecnológica. Para participar, é necessário enviar a ideia pela Plataforma de Inscrição, seguindo normas e cronogramas específicos de cada categoria.

Na Aliança Agroindustrial, o processo de submissão, aprovação e contratação é composto pelas etapas de Declaração de Interesse, quando a empresa proponente articula com pelo menos um ISI e uma UD para iniciar a composição de aliança e projeto; pela fase de Submissão e avaliação da Proposta de Aliança e Projeto, momento em que as partes elaboram a proposta conjunta de Aliança Agroindustrial, seguindo os requisitos indicados, para chegar à etapa de Contratação, atendendo ao que determina o regulamento geral da Plataforma Inovação para a Indústria.

Acesse aqui para saber mais sobre o regulamento.

Marcações: