Pular para o conteúdo

FAPESP e Braskem lançam chamada para Centro de Pesquisa em Plasticultura

A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a Braskem, parceira do Parque Tecnológico de Santo André, divulgaram uma nova chamada de propostas para a constituição do Centro de Pesquisa de Plasticultura. O novo centro fará parte do programa Centros de Pesquisa em Engenharia (CPE), que viabiliza sinergias entre a iniciativa privada e a academia com a finalidade de produzir e disseminar pesquisas de nível mundial, que gerem alto impacto econômico e social com a inovação.

O novo centro terá como foco impulsionar avanços científicos que revelem o potencial da plasticultura – o uso do plástico na produção rural – para aumentar a disponibilidade de alimentos que chegam ao mercado tornando-os acessíveis ao maior número de pessoas. As pesquisas do futuro Centro de Pesquisa de Plasticultura deverão considerar, como ponto central, a relação com o produtor. Serão selecionados projetos de cooperação cientifica e tecnológica para soluções plásticas em polietileno (PE), polipropileno (PP) e/ou policloreto de vinila (PVC). Juntas, Braskem e Fapesp investirão R$ 1,6 milhões por ano para implementar o programa, com a expectativa de seleção de até 1 proposta.

O prazo para envio de propostas à FAPESP (por meio da plataforma SAGe) vai até 24 de maio de 2021. A chamada com todas as informações está disponível em: fapesp.br/14789.

O Parque Tecnológico de Santo André está à disposição para apoiar a construção da proposta e interlocução com a Braskem.

Marcações: