Pular para o conteúdo

Agronegócio, pesquisa e inovação no Brasil – caminhos para o futuro da produção de alimentos

O evento visa traçar o panorama da pesquisa e da ciência no processo de expansão da produção de alimentos e da transformação da matéria-prima brasileira em produtos de maior valor agregado, com as áreas produtivas já existentes e com mais tecnologia, visando melhor distribuição, logística, sustentabilidade, saúde e economia.

O evento é virtual. Para realizar a inscrição e receber o link de acesso, clique aqui.

MINI BIO DO(S) PALESTRANTE(S)

Alysson Paolinelli | Ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

Paolinelli é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), especialista nos estudos sobre o potencial da região do Cerrado para a produção agrícola. Em 1971, assumiu a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais. Na sequência foi ministro da Agricultura, de 1974 a 1979, quando modernizou a Embrapa e promoveu a ocupação econômica do Cerrado. Em 2006, foi indicado para o World Food Prize por Norman Borlaug, por liderar a implantação da Agricultura Tropical no Cerrado Brasileiro, e, em 2020, para o Prêmio Nobel da Paz, pelo seu legado em transformar o Brasil em potência mundial do agronegócio e no papel do País em alimentar pessoas no mundo todo. Foi Diretor-Geral da ESAL (atual, UFLA).

Alessandra Fajardo |Diretora de Engajamento – Public Affairs & Sustainability Crop Science da Bayer

Formada em engenharia agronômica na ESALQ/USP, Alessandra possui mais de 25 anos de experiência no setor de Agronegócio, Biotecnologia e Marketing, já tendo atuado em importantes empresas desse ramo. Na Bayer, foi gerente de Produtos e gerente de Mercado na divisão de Sementes e Biotecnologia na divisão Crop Science. Além disso, liderou a área de Assuntos Corporativos (APSA) de Crop Science para o Brasil e foi presidente do extinto Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB). Entre suas atribuições como diretora de Engajamento e Relacionamento com Stakeholders da Bayer estão a interlocução e aproximação com contatos da companhia em todo o Brasil e América Latina, inclusive representando a organização no relacionamento com associações e comitês do mercado.

Celso Moretti | Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Celso Moretti é engenheiro agrônomo, mestre e doutor em produção vegetal e especialista em engenharia de produção com ênfase em gestão empresarial. Pesquisador da Embrapa desde 1994, dedica-se à gestão pública desde 2008. Como gestor foi Chefe Geral do Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças (Brasília, DF) entre 2008 e 2013, Chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Embrapa entre 2013 e 2017 e Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa (2017-2019). Possui treinamento gerencial na Fundação Dom Cabral (2009) e na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP, 2017) no Programa Internacional de Desenvolvimento de Executivos da Administração Pública Federal. É alumni (2016) da Harvard Kennedy School of Government, Harvard University, Cambridge, EUA. É membro do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de SP (COSAG – FIESP). Foi consultor do PNUD para a China, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Ministério da Agricultura da Colômbia. É atualmente Presidente da Embrapa.

Renato de Lima Santos | Professor titular da Escola de Veterinária da UFMG

Graduado em medicina veterinária, com mestrado em medicina veterinária pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais; PhD em patologia veterinária pela Texas A&M University, pós-doutorado na University of California at Davis, onde atuou como Visiting Associate Professor, e livre-docente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – Botucatu). Especialista em Patologia Veterinária pela Associação Brasileira de Patologia Veterinária. Realizou curso de aperfeiçoamento no Institut Pasteur – Paris. Professor titular e orientador de mestrado e doutorado pela Escola de Veterinária da UFMG. Fellow da John Simon Guggenheim Memorial Foundation e agraciado com a Comenda Antônio Secundino de São José e com o Prêmio Professor Paulo Dacorso Filho. Foi presidente da Associação Brasileira de Patologia Veterinária – ABPV (2009-2011), Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (2010-2014), Editor do Brazilian Journal of Veterinary Pathology (2014-2017) e Diretor da Escola de Veterinária da UFMG (2014-2018).

Moderação:

Janayna Bhering Cardoso | Executiva de Negócios e Parcerias – Fundep

Possui graduação em Engenharia de Alimentos (2003) e mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2007) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). A executiva tem sólida experiência nas áreas de gestão dos processos de inovação tecnológica (estratégia, cultura, recursos financeiros, tecnologia e competências, estrutura e processos), em âmbitos público e privado.

The event is finished.

Tags:

Data

20 abr 2021
Expired!

Tempo

17:30 - 19:00