Índices Pluviométricos CEMADEN

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, enviou em 2013 para Santo André 19 pluviômetros automáticos. Os equipamentos foram instalados em áreas e prédios públicos municipais para medirem as chuvas em toda extensão do município.

Os dados obtidos através destes equipamentos podem ser acessados através de um Mapa Interativo. Por este canal, é possível observar o quanto chove na cidade em cada canto do país em tempo real, além da água acumulada nas últimas 24 horas e nos últimos sete dias.

Como se mede uma chuva?

De acordo com o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), o índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local e em determinado período. O índice é calculado em milímetros. Se dissermos, por exemplo, que o índice pluviométrico de um dia, em um certo local, foi de 2mm, significa que, se tivéssemos nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 2 mm de altura naquele dia.

Cálculo do volume de água de chuva ou água pluvial

 

Como é classificada a intensidade da chuva?

  • Chuva fraca: de 0,1 a 10 mm/h
  • Fraco-moderada: de 10 a 20 mm/h
  • Moderada: de 20 a 30 mm/h
  • Moderada-forte: 30 a 40 mm/h
  • Forte: acima de 40 mm/h

Veja aqui onde estão os pluviômetros de Santo André.

Índices pluviométricos do Cemaden Mensal

 

Índices pluviométricos do Cemaden diário

Print Friendly, PDF & Email