Carta de Suscetibilidades

A Carta Municipal de Suscetibilidade a Movimentos de Massa e Inundações tem por objetivo indicar no território as áreas mais suscetíveis a processos de deslizamento, enchentes e inundações nos seus mais diferentes níveis.

Rua Maurício de Medeiros

 

Os dados fornecem importantes informações para a execução de cartas geotécnicas de planejamento do uso e ocupação do solo, bem como a execução de mapeamento de riscos.

Como subsídio às cartas geotécnicas, as cartas de suscetibilidade indicam os terrenos impróprios à ocupação dentro dos limites de cada município por estarem em áreas sujeitas ao deslizamento de terra, enxurradas, enchentes e inundações, hierarquizando, ainda, a possibilidade de ocorrência e a intensidade de tais eventos (suscetibilidade muito alta, alta e média).

Como auxílio ao mapeamento de risco, as cartas de suscetibilidade indicam, em primeira aproximação, os terrenos que, por suas características naturais e associados à ocupação desordenada, podem deflagrar ou serem atingidos pelos desastres naturais.

Print Friendly, PDF & Email