Ações Educativas

Durante o ano, nos meses que antecedem o verão, a equipe técnica da Defesa Civil organiza toda uma agenda de atividades educativas e realiza cursos e formações sobre percepção de risco, prevenção de acidentes domésticos, mudanças climáticas, monitoramento meteorológico, primeiros socorros e demais temas importantes para divulgar os principais riscos e como preveni-los.

Essas formações e apresentações são voltadas principalmente aos moradores das áreas mais vulneráveis, onde são formados os Nupdecs, mas também atendem aos servidores públicos que atuam em setores que interagem com a gestão de riscos, tais como: saúde, planejamento participativo, habitação, educação, postos e centrais de atendimento ao munícipe e escolas. A Defesa Civil de Santo André também preparou um material especial, voltado às crianças e aos adolescentes. É um gibi, que conta de forma divertida as ações de gestão de riscos, e um livro de colorir.

Ação Educativa

Participação em atividades diversas

A Defesa Civil participa de eventos promovidos pela Prefeitura e pelo Semasa levando apresentações e informações para ampliar o conhecimento sobre os riscos e formas de evitar e tornar-se mais “resiliente” aos desastres, como também demonstra quais são as atribuições da equipe.

As ações educativas têm como objetivo associar o conhecimento dos riscos ao planejamento e controle do desenvolvimento territorial. É necessária a comunicação contínua para sensibilizar e reforçar a preparação ao desastre para a população saber agir e se auto-proteger.

Ação Educativa

 

Qualquer esforço na redução dos riscos deve chegar à comunidade. Se não chegar, é como se não tivesse existido.

Ação Educativa

 

Para mais informações e solicitação de cursos e palestras da Defesa Civil ligue para 4433-9800.

Print Friendly, PDF & Email