Critérios de Atendimento

Em setembro de 2018, teve início um processo de reorganização do fluxo de atendimento no Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) “Dr. Newton da Costa Brandão”. A reestruturação, em especial no Pronto-Socorro da unidade, visa um atendimento mais ágil e humanizado à população, evitando que a atenção aos casos de maior gravidade acabe comprometida.

Em sua grande maioria, os casos que chegam ao hospital são passíveis de solução em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Para a atenção hospitalar permanecem, portanto, os casos de Emergência – para os quais não há qualquer restrição de atendimento, sejam oriundos do SAMU, Bombeiros, direcionados de UPAs ou demanda espontânea.

 

SAIBA COMO USAR O PRONTO-SOCORRO/EMERGÊNCIA DO CHMSA

– O Pronto-Socorro do CHMSA atende casos de EMERGÊNCIA ou pacientes encaminhados das UPAs

– Isso significa que o PRIMEIRO ATENDIMENTO deve ocorrer sempre em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que tem condições de atender 24h casos de URGÊNCIA.

O QUE É EMERGÊNCIA?

É uma situação crítica, com ocorrência de grande perigo. Exemplo: hemorragias, parada cardíaca, parada respiratória, entre outros. Onde ir: CHMSA (de acordo com a emergência, uma UPA pode realizar o primeiro atendimento, sendo inclusive o mais adequado se a unidade ficar mais próxima da residência ou do local onde se encontra o paciente).

O QUE É URGÊNCIA?

É uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente para não se tornar uma emergência. Exemplo: luxações, torções, fraturas graves e dengue. Onde ir: UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24h.

 

ANTES DE PROCURAR O PRONTO-SOCORRO DO CHMSA, ENTENDA COMO FUNCIONA O SISTEMA DE SAÚDE:

– Quando você procura a UPA em casos de urgência e o Centro Hospitalar nas emergências, você contribui para evitar filas e facilita o trabalho de atendimento médico. Com o sistema público de saúde humanizado e organizado, quem ganha é você!

– Nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Clínicas da Família e Policlínicas, você pode programar o atendimento com agendamento prévio de consulta. A atenção básica consegue absorver e resolver grande parte dos problemas de saúde.