Estrutura

O CHMSA “Dr. Newton da Costa Brandão” tem unidades autônomas de internação e emergência, funcionando em cinco andares. As unidades, apesar de independentes, trabalham integradas e se complementam. São 296 leitos, sendo 50 de UTI Adulto e 10 de UTI Pediátrica.

Localizado em área de 13 mil m², possui uma ampla cobertura, com abrangência aos munícipes de Santo André e de outras cidades do Grande ABC, além da capital paulista. É referência na rede municipal para os casos de emergência relacionados às áreas de Cirurgia Geral e Traumatologia.

O Centro Hospitalar Municipal de Santo André realiza procedimentos e atividades de Média e Alta Complexidade, tais como Neurocirurgia e todas as especialidades cirúrgicas, Terapia Nutricional Enteral (NE) e Parenteral e Terapia de Substituição Renal (Diálise). Em casos de urgência e emergência, também oferece atendimento em Pediatria e Clínica Médica – referenciado de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou PA (Pronto Atendimento) – e executa procedimentos cirúrgicos eletivos.

No CHMSA trabalham atualmente 1.130 funcionários. Em média são realizadas, por ano, 10 mil cirurgias e mais de 80 mil atendimentos ambulatoriais. Em 2023, foram 118 mil exames de imagem e 12.795 internações.

Em análise da procedência dos pacientes atendidos, o CHMSA revela sua importância no processo de regionalização do SUS. Apresenta uma média mensal de 12 mil atendimentos na sua unidade de Emergência e cerca de 840 internações/mês (200 no Pronto-Socorro), das quais 86% de Santo André e 14% de outras localidades, segundo dados de 2018.

Centro de Diagnósticos

Tomografias Computadorizadas e Ressonâncias Magnéticas são realizadas no Centro Hospitalar Municipal de Santo André, sendo referência para toda a rede pública de saúde da cidade. O Centro de Diagnósticos do hospital foi modernizado em 2018, o que permite a realização de exames de imagem de maneira rápida e precisa. São quatro salas de Ultrassonografia e o local também passou a contar com um moderno tomógrafo que faz imagens em 3D. São oferecidos serviços de apoio diagnóstico e tratamento nas áreas de Radiologia, Ultrassonografia, Ultrassonografia com Doppler, Ecocardiografia Adulto e Infantil e Hemoterapia, além de exames laboratoriais (Análises Clínicas), a partir da coleta de materiais como sangue, urina e fezes, entre outros.

 

Centro Médico de Especialidades

O CHMSA conta ainda com um Centro Médico de Especialidades, que atende pacientes de toda a rede de saúde de Santo André. No local, são prestados serviços nas seguintes especialidades ambulatoriais, clínicas e cirúrgicas: Anestesiologia (Pré-Operatório); Cardiologia (Pré-Operatório); Cirurgia de Cabeça e Pescoço; Cirurgia Geral; Cirurgia Ginecológica; Cirurgia Plástica; Cirurgia Vascular; Dermatologia; Fonoaudiologia; Gastrocirurgia; Gastroenterologia Clínica; Mastologia; Neurocirurgia; Nutrologia; Oncologia; Ortopedia; Proctologia; Urologia. Pela especialidade de Urologia também são realizadas vasectomias para pacientes atendidos no Programa de Planejamento Familiar da Rede Básica de Saúde do município.

 

Hospital Dia

A unidade de Hospital Dia do CHMSA funciona no segundo andar e agrega tecnologia de ponta nos serviços prestados à população. São oferecidas cirurgias de baixa complexidade, como vasectomias, correção de cicatrizes de queimaduras, hérnias, varizes, tireóide e hemorróidas. Alguns procedimentos serão realizados pelo sistema de videolaparoscopia, processo minimante invasivo. O CHMSA foi o primeiro equipamento público municipal a oferecer a modalidade de cirurgias eletivas rápidas (sem urgência) e internação parcial aos usuários do SUS. O HD possui área de espera e admissão de pacientes, leitos de pré e pós-operatório, área para prescrição e duas salas cirúrgicas. Até 2008, o mesmo espaço abrigou o Centro Obstétrico, que foi transferido para o Hospital da Mulher, quando de sua inauguração.

 

Pronto-Socorro (Emergência)

A reorganização dos fluxos de atendimento tem sido um dos focos em toda a rede municipal de saúde de Santo André. Em sintonia com essas iniciativas de organização e humanização, o Pronto-Socorro do CHMSA passou por um criterioso processo de reestruturação em 2018, dedicando-se à sua principal vocação: as emergências médicas. A partir de acolhimento criterioso, casos que não venham a se enquadrar, são direcionados para UBSs e UPAs – que, por sua vez, também referenciam pacientes para atendimento no Pronto-Socorro, quando necessário. Também é referenciado o atendimento emergencial em Cirurgia Bucomaxilofacial, Odontologia Para Pacientes Especiais, Oftalmologia e Psiquiatria.

 

NIR (Núcleo Interno de Regulação)

O Núcleo Interno de Regulação (NIR) do CHMSA foi criado para o gerenciamento interno dos leitos hospitalares. Com base em protocolos internacionais, dentre eles o sistema japonês Kanban, a atual administração tem focado na gestão eficiente do leito operacional, a fim de reduzir o tempo médio de permanência do paciente no hospital. O núcleo trabalha de forma multidisciplinar e mapeia leitos em toda a rede pública para otimizar o fluxo de assistência. A criação do Complexo Regulador Municipal, em 2018, deu suporte ao órgão, reduzindo o tempo de espera por atendimento e agilizando as transferências hospitalares. Ao aumentar o índice de rotatividade e otimizar a taxa de ocupação, amplia-se a oferta de leitos para o sistema de saúde.

 

Unidade de Traumatologia

Instalada no primeiro andar do hospital, em área de 450 m², a Enfermaria de Traumatologia conta com 30 leitos. Sua criação teve o objetivo de oferecer maior conforto e acomodação às vítimas de traumas. Há ainda unidades de internação no Pronto-Socorro, onde aguardam procedimentos cirúrgicos.

 

UTIs

O CHMSA possui UTI adulto, que funciona no terceiro andar, com 30 leitos em operação, credenciados pelo SUS. Na UTI pediátrica, no segundo andar, são dez leitos, inclusive com isolamento. Dentre as adequações previstas, está ainda a construção da UTI do Pronto-Socorro, com dez novos leitos.

 

Centro Cirúrgico

O Centro Hospitalar Municipal de Santo André conta com cinco salas em seu Centro Cirúrgico, localizado no terceiro andar. No espaço são realizados procedimentos eletivos – que podem ser previamente agendados – e de urgência/emergência, tanto de médio quanto de grande porte. Com condições de reforçar o atendimento, está em estudo a ampliação da estrutura física para 2019, com a criação de uma nova sala de cirurgia.