Hospital Universitário

Na década de 1970, o Centro Hospitalar Municipal de Santo André Dr. Newton da Costa Brandão, ainda sob a denominação Hospital Municipal, tornou-se hospital de ensino, recebendo as primeiras turmas da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).

O CHMSA é hoje um hospital universitário não apenas para acadêmicos de Medicina como de outras áreas da Saúde, exemplo de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia. Para essa finalidade, conta com Centro de Pesquisa e Biblioteca.

Frequentemente, são promovidos, no auditório do hospital, encontros para a integração de novos médicos residentes da FMABC, que atuam em especialidades como Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Pediatria e Psiquiatria, entre outras, totalizando 25 programas de residência. Eles acompanham palestras sobre aspectos éticos no atendimento médico, controle de infecções hospitalares, gerenciamento de resíduos, além de conteúdos acadêmicos, e se familiarizam com os manuais de normas e condutas seguidos pelo CHMSA.

 

Ensino e Pesquisa

O complexo hospitalar de Santo André foi pioneiro na região do ABC ao integrar a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). Em 2009, teve início processo de habilitação e desenvolvimento, que culminou na implantação de um núcleo voltado à educação continuada, ao desenvolvimento de pesquisa, análise de diagnósticos e troca de experiências entre os profissionais da saúde, inaugurado em 2014.

O serviço, instalado ao lado do Centro de Estudos, Biblioteca e Auditório, é responsável pela conexão de hospitais públicos universitários e de ensino espalhados pelas cinco regiões do país e contribui para o aprimoramento da assistência à população dependente do SUS (Sistema Único de Saúde).

O Núcleo de Telemedicina, que tem a FMABC como parceira, funciona em sala de 30m², com capacidade para 29 participantes. A área, com isolamento e atenuação acústica, é especialmente equipada para a realização de videoconferências, além de encontros entre profissionais das várias instituições de ensino que atuam no hospital.