Paciente recebe visita de cachorro de estimação no Centro Hospitalar Municipal de Santo André

Equipe de humanização abriu exceção ao saber da saudade que João sentia do amigo de quatro patas

Internado no Centro Hospitalar Municipal de Santo André, o paciente João Sanches, de 63 anos, recebeu nesta quinta-feira (22/04) a visita de seu cachorro de estimação, o Theo. Um alívio para o coração, em meio ao tratamento de neoplasia pulmonar com metástase. Theo faz parte da família há três anos, tempo suficiente para ser o “amor da vida” de João. “É amor demais, ele é o amor da minha vida, só isso que eu tenho a dizer”, destacou.

Após o diagnóstico e a impossibilidade de alta de João, a equipe de humanização do Centro Hospitalar Municipal de Santo André Dr. Newton da Costa Brandão decidiu liberar, cumprindo todos os cuidados sanitários exigidos durante a pandemia, a visita de Theo.

“Conseguimos articular esta visita que é muito importante, até em questão de tratamento, porque melhora o ânimo e tranquiliza o paciente, que chorou ao pedir para ir embora se despedir do animal de estimação. Além de encher toda a equipe de esperança e gratidão”, afirmou a médica paliativista, Dra. Leticia Sousa Teixeira Cordeiro.

O paciente, internado desde o dia 5 de abril com neoplasia pulmonar metastática, foi submetido a cuidados paliativos, sem condições de alta. João chamava diariamente por Theo, porém, devido às complicações da doença, não era possível que fosse retirado do oxigênio. Desta forma, foi solicitado à diretoria do CHMSA a liberação da visita do animal no hospital.

“Ele chorava de saudade do Theo, tenho certeza que esse encontro vai fazer muito bem para ele, até ajudar no tratamento. Eu me senti emocionada e muito grata por terem liberado, porque era tudo o que ele queria, e eu estou em paz, ele ficou feliz e o que eu puder fazer para vê-lo feliz eu vou fazer”, afirmou Silmara de Queiroz Sanches, esposa de João.

A ação foi integrada entre a equipe de cuidados paliativos, diretoria, equipe médica, enfermagem, psicologia e serviço social do CHMSA, para que, de forma rápida e organizada, o encontro fosse proporcionado ao paciente.

Estudos apontam que a interação entre cães e pacientes tem efeito calmante e antidepressivo, além da redução da pressão sanguínea e cardíaca, melhoria do sistema imunológico e do bem-estar geral. O CHMSA iniciou em junho de 2019 as atividades de Pet Terapia em sua unidade pediátrica, mas a ação está temporariamente suspensa por conta da pandemia.

Fonte: Comunicação / PSA
Foto: Angelo Baima / PSA