Fim de 2020 é marcado por solidariedade e homenagem no CHM de Santo André

Tradicional distribuição de panetones e brinquedos foi adaptada aos tempos de pandemia e heróis da saúde foram lembrados

Ao final de um ano tão desafiador, em especial para os profissionais da área da saúde, ações até então tradicionais aos finais de ano no Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) Dr. Newton da Costa Brandão tiveram que ser adaptadas em virtude da pandemia do novo coronavírus. A distribuição de panetones e brinquedos, por exemplo, foi mantida como forma de levar alento e esperança aos pacientes internados.

Os itens foram entregues desta vez por apenas três voluntários da AVSSA (Associação dos Voluntários da Saúde de Santo André), que desde março precisaram interromper suas atividades no hospital. Na sexta-feira (18/12), respeitando todos os protocolos de segurança, eles entregaram panetones em áreas como Clínica Médica e Clínica Cirúrgica, além de brinquedos na enfermaria de Pediatria. Nas alas dedicadas ao atendimento exclusivo de casos de Covid-19, as lembranças foram deixadas com profissionais da enfermagem para a distribuição.

E os heróis da saúde também foram lembrados. O encontro anual dos funcionários, em dois dias para contemplar as trocas de plantão, não deixou de ser promovido, mas o caráter de confraternização deu lugar a um significado de diferente em respeito às vítimas da doença que desafiou a todos.

Nos dias 16 e 17 de dezembro, os colaboradores de todos os setores foram agraciados com um coffee, oferecido pela diretoria do CHMSA e pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, no auditório do centro hospitalar. Foi uma forma de homenagear a todos pelo trabalho realizado ao longo do ano. Todos foram orientados a passar pelo local em momentos diferentes e a evitar aglomerações.

Fonte: Comunicação CHMSA “Dr. Newton da Costa Brandão”
Supervisão: Gustavo Baena
Fotos: Comunicação CHMSA