CHM de Santo André promove ações no Dia Internacional de Segurança do Paciente

Atividades lúdicas e interativas foram desenvolvidas em setores do Centro Hospitalar Municipal para conscientizar funcionários e visitantes sobre o tema

O Dia Internacional de Segurança do Paciente foi comemorado nesta quinta-feira (17/09). No Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) Dr. Newton da Costa Brandão, uma série de ações marcou a data e promoveu as seis metas de segurança desenvolvidas pelo hospital.

Desde abril de 2019, o CHMSA integra o projeto Paciente Seguro, do Ministério da Saúde. As metas estão distribuídas por setores, sendo: Higiene de Mãos (UTI Pediátria); Prevenção de Lesão por Pressão (UTI Adulto); Prevenção de Quedas (Pediatria); Comunicação Efetiva (Enfermaria de Clínica Médica); Cirurgia Segura (Centro Cirúrgico); Identificação Segura do Paciente (Pronto-Socorro); e Dispensação Segura de Medicamentos (Farmácia).

Médicos e profissionais da enfermagem participaram das dinâmicas que marcaram o Dia Internacional de Segurança do Paciente em todos os hospitais que integram a chamada segunda onda do projeto (são 60 em todo o Brasil). “As ações serviram para desenvolver o tema, promover as metas e, claro, os cuidados com a segurança dos pacientes”, explica Giovanna Sgarbi Ribeiro, membro do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do hospital.

Dentre as atividades, foi reforçada a importância da higienização das mãos entre os funcionários, a partir de perguntas sobre a meta. Teve ainda espaço para a conscientização sobre o risco de quedas por meio da divulgação de dicas de prevenção, afixação de adesivos e cartazes informativos, além de bate-papo com acompanhantes de crianças internadas. “A ideia foi envolver a todos, equipes e visitantes, de forma lúdica”, reforça Giovanna.

Paciente Seguro

O CHM de Santo André foi o único hospital do ABC a aderir à segunda fase do projeto Paciente Seguro. A iniciativa é baseada na ciência de melhoria e em metas internacionais da OMS (Organização Mundial de Saúde) de segurança dos pacientes em serviços de saúde.

O CHMSA passou a integrar um grupo de 60 hospitais do país envolvidos no projeto – da região do Grande ABC, apenas o Hospital Estadual Mário Covas fazia parte do programa nacional, tendo sido selecionado na primeira fase, em 2017. Com a adesão, o Centro Hospitalar Municipal de Santo André passou, a aprimorar protocolos já existentes e a qualificar equipes de profissionais.

Entre os aprimoramentos estão a identificação de 100% dos pacientes internados com pulseiras e etiquetas, a comunicação efetiva entre os envolvidos no processo de atendimento e cuidados com o paciente, a cirurgia segura e a higienização adequada das mãos.

Durante vistorias de consultoras do projeto Paciente Seguro, a unidade hospitalar andreense foi bem avaliada no tocante ao cumprimento dos protocolos e no gerenciamento dos riscos inerentes ao paciente. Os resultados obtidos pelo CHMSA sinalizam o aperfeiçoamento da cultura de segurança – algo que aprimora e qualifica a assistência prestada pelos profissionais e pela gestão hospitalar.

O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, parceiro do Ministério da Saúde na idealização do projeto, é o responsável pela consultoria direta ao CHMSA. As metas de cada unidade piloto serão desenvolvidas até novembro deste ano.

Fonte: Comunicação CHMSA “Dr. Newton da Costa Brandão”
Supervisão: Gustavo Baena
Fotos: Comunicação CHMSA