Leitura em processo: série de workshops para o desenvolvimento da competência leitora

Série de workshops para o desenvolvimento da competência leitora. Encontros formativos que ampliam e fortalecem a percepção sobre o alcance da leitura literária a partir de novos repertórios, ações afirmativas e resgate de vivências.

1. Bastidores Narrativos do Livro Ilustrado: a criação e a produção editorial pelo olhar de quem escreve, ilustra e edita.
Objetivo específico: Favorecer o aprimoramento do olhar e da competência leitora dos participantes ao entrarem em contato com o processo de construção das narrativas visuais e verbais dos livros ilustrados (livro álbum).
Temas explorados nesse encontro: Da ideia à obra finalizada – narrativas de um longo processo; Autor + editor em parceria: diálogos, tempos e dilemas durante o processo de criação e edição; Quando o projeto gráfico também conta uma história; Apresentação de processos de criação e de produção de algumas obras literárias, mostrando a relação dialogal entre os profissionais envolvidos.
Carga horária: 4h30
Vagas: 1502. Direitos Humanos e Leitura Literária: aproximação com conteúdos que fortalecem ações afirmativas.
Objetivo específico: Favorecer a ampliação de conhecimentos que fortaleçam ações afirmativas na vida cotidiana e que aproximem os leitores de uma experiência crítica e reflexiva com a literatura, uma vez que formadores de leitores se apropriam de suas referências para mediar leituras.
Temas explorados nesse encontro: A hospitalidade da leitura que abriga em si a diversidade e a pluralidade; Identificação do leitor com a leitura possibilitando o fortalecimento de sua ação como sujeito de direito; Explanação geral sobre direitos humanos em busca de uma ideia de justiça; Apresentação de leituras que dialogam com direitos humanos e que podem ser apresentadas para qualquer tipo de leitor.
Carga horária: 4h30
Vagas: 1503. As narrativas familiares à leitura literária na escola: a ressignificação das histórias de vida que compõem o imaginário e que potencializam experiências de leitura.
Objetivos específicos: Tratar com os participantes sobre a concepção de leitura ampliada, a qual incorpora diversas linguagens, retomando as aproximações e vivências durante a infância de cada pessoa com a escuta de histórias familiares e da percepção do cotidiano e, dessa forma, ilustrar a permeabilidade na formação de cada leitor e a singularização da experiência com a leitura literária; Favorecer a ampliação de conhecimentos para a criação e o desenvolvimento de ações que aproximem as famílias da leitura literária, pautando a relevância dessa influência sobre crianças e jovens.
Temas explorados nesse encontro: A narrativa familiar na valorização da diversidade e pluralidade; O tratamento singular de cada leitor a partir de suas vivências; A família de mãos dadas com a escola; O papel do livro ilustrado na formação do leitor.
Carga horária: 4h30
Vagas: 150

Pular para a barra de ferramentas